Junto com a Unaccam, as marcas promovem uma série de ações durante todo o mês para propagar o diagnóstico precoce do câncer de mama
Todos os anos, o mês de outubro se destaca com o Outubro Rosa, campanha globalmente reconhecida com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama – tipo de tumor mais incidente nas mulheres, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Com o intuito de lembrar a importância do autocuidado e da realização periódica de mamografias, visando a redução da mortalidade e o aumento das chances de cura desse tipo de câncer, a Cantu, maior parceiro B2B de vinho do Brasil, e a Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, mais uma vez apoiam a causa com uma série de iniciativas ao longo do mês, para clientes e colaboradores.
Dentro da iniciativa, pelo 7º ano consecutivo, a Cantu se une à Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama) para inspirar ações concretas e educar sobre a importância do diagnóstico precoce. Este ano, a campanha ganha um novo fôlego com o mote: “Diagnóstico Precoce é o Caminho: Junte-se a Nós”, oferecendo mamografias gratuitas às pessoas que necessitam.
“Este convite ecoa como um chamado à ação, uma oportunidade para unir forças e impulsionar uma mudança real na conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirma Emil Lecamp, Gerente de Marketing da Cantu.
Os vinhos Crios Rosé Malbec, da vinícola argentina Susana Balbo, e o Ventisquero Reserva Carménère, da chilena Viña Ventisquero, são as marcas símbolo da campanha da Cantu. Estes produtores apoiaram a ação em anos anteriores e em 2023 permanecem comprometidos com a causa. Durante o mês de outubro, estes vinhos terão rótulos temáticos da campanha Outubro Rosa e a cada garrafa vendida a Cantu doará R$1,00 ao projeto Unaccam.
Os funcionários da Cantu e equipes dos PDVs também serão impactados com ações alusivas ao Outubro Rosa. Estão programadas uma caminhada no Parque do Povo, no Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista, e palestras sobre câncer de mama. Durante a caminhada, os participantes terão a oportunidade de distribuir laços cor de rosa, símbolo icônico do movimento Outubro Rosa.
A empresa usará a hashtag #CantuOutubroRosa para alavancar conteúdos da campanha em redes sociais, contando ainda com influenciadores digitais para levar a mensagem para ainda mais pessoas.
Contar com esse apoio é garantir a continuidade de mais saúde a centenas de mulheres diariamente, segundo Clarisia Ramos da Unaccam. “Nossa visão é criar uma jornada de capacitação, transformando voluntários em verdadeiros defensores da saúde mamária. Com cursos, palestras e eventos, estamos construindo uma rede de heróis que têm o poder de fazer a diferença”, afirma.
Alça rosa
A Wine soma esforços à campanha da Unaccam através da ação “1 real por alça rosa devolvida”. Durante o mês de outubro, todas as caixas de vinho da marca, conhecidas como ‘WineBox’ e que circulam com rótulos do Clube Wine ou das vendas no e-commerce e lojas físicas, serão caracterizadas por alças na cor rosa. Para cada alça devolvida pelos clientes nos pontos de coleta das lojas da Wine, a empresa destinará R$1,00 para apoiar a causa da Unaccam. Além disso, será doado R$1,00 a cada garrafa vendida às quartas-feiras, dia que a Wine fará uma seleção especial de vinhos, entre eles tintos, brancos, rosés e espumantes.
“É inspirador ver a Wine se unir à campanha da Unaccam de uma maneira tão tangível e solidária. Através da ação ‘1 real por alça rosa devolvida’ e das doações nas quartas-feiras especiais, a Wine não apenas oferece excelentes vinhos, mas também apoia ativamente uma causa nobre. Isso mostra como o consumo pode ser direcionado para causas significativas, tornando o mundo do vinho ainda mais especial”, diz Laura Barros, Diretora de Marketing do Grupo Wine.