[radio_player id="1"]
Empreender

Pandemia acelerou tendências e oportunidades do empreendedorismo de impacto social

3 Mins read
Webinar Arena de Ideias debate a modalidade de negócios que focam não apenas no lucro, mas principalmente no avanço da sociedade

POR: inpressoficina
O empreendedorismo social tem o objetivo de promover cidadania e autonomia financeira, aliando propósito e inovação. Apesar de visar o resultado do negócio, o foco é também promover ações que beneficiem direta ou indiretamente a sociedade, especialmente a população de baixa renda. O webinar Arena de Ideias desta quinta-feira (1º) trouxe o tema “O papel transformador do empreendedorismo de impacto social” e debateu os conceitos, tendências e oportunidades da modalidade, que está em plena expansão no país.

“Observamos que, ao longo do ano passado, numa pesquisa que a gente fez nas redes sociais, o volume de inserções e interações sobre os assuntos de empreendedorismo social cresceu muito. Isso é muito significativo para mostrar que, num momento de escassez que a pandemia nos impõe, há uma expectativa grande de uma transformação da sociedade”, afirma a diretora-executiva da In Press Oficina, Liliane Pinheiro.

Por se tratar de uma tendência recente, o presidente do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, TEDx Speaker e autor do livro “A Era do Impacto”, James Marins, explica que é muito comum a confusão entre empreendedorismo social e filantropia. Segundo ele, os dois modelos podem se complementar e a essência de ambos é trazer benefícios para a sociedade, seja através da doação ou de um modelo de negócios que visa não apenas o lucro, mas principalmente o impacto social.

“O empreendedorismo social é uma linguagem de aproximação entre o mercado e a filantropia, no qual o objetivo é resolver problemas sociais sem abrir mão da necessidade do lucro. Por ser uma linguagem nova pode haver um ponto de confusão. Quando a gente fala filantropia empreendedora estamos mudando a forma como se faz filantropia no Brasil e no mundo”, enfatiza.

Diante desse universo de crescimento do empreendedorismo de impacto social, a diretora-executiva da Artemísia, organização pioneira no fomento e na disseminação de negócios de impacto social no Brasil, Maure Pessanha, ressalta que os desafios são inúmeros. Mas diz que é possível gerar lucro e ao mesmo tempo ter impacto social.

“Com o amadurecimento do tema no Brasil vimos que é possível. Tem seus desafios, mas é muito possível, principalmente quando a gente pensa que esses negócios desenvolvem produtos e serviços que endereçam a uma dor dos clientes, que são em situação de vulnerabilidade ou de menor renda”, revela.

Tendências de empreendedorismo de impacto social nos pós-pandemia

A última edição do Mapa de Negócios de Impacto Social+Ambiental, cujo objetivo é acompanhar a evolução do pipeline de negócios de impacto socioambiental no Brasil, indicou os setores de tecnologia verde, cidadania, educação e saúde como as áreas de maior impacto e oportunidades de crescimento no país.

“As tendências estão relacionadas aos desafios. O mundo vai ganhar um bilhão de pessoas na próxima década, segundo as projeções. Uma tendência é desenvolver soluções em saúde. Vamos ter um problema enorme com as doenças que deixaram de ser atendidas pela Covid-19, mas tem um gap gigantesco para prevenção e atenção primária à saúde. E ainda qualificação profissional, habitação e soluções emocionais”, destaca Maure.

Para James Marins, outras tendências que estarão em alta no empreendedorismo social nos próximos anos já estavam presentes antes da crise sanitária, mas foram aceleradas durante a pandemia e seguirão em alta. Muitas delas estão relacionadas às questões de gênero, raciais e cívicas, impulsionadas especialmente pela mudança geracional da sociedade.

“Outro campo que está crescendo é o das iniciativas de conquistas cívicas, de questões de gênero e empreendedorismo feminino. E o aumento de causas cívicas que estão transformando a sociedade. O Mee Too, o BLM, movimentos relativos à consciência negra e inclusão. E muitos se constituindo sob forma de negócios”.
Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.