Pulseira que lembra relógio ajuda a transportar álcool em gel de maneira prática
POR: Exata Comunicação
Com essa inovação fica muito mais fácil ficar protegido. O álcool em gel 70% é uma das formas mais eficazes para erradicar os micro-organismos das mãos. É quando as levamos a olhos, boca ou nariz que o vírus entra no organismo e age. Combinado com outras formas de proteção, como o uso da máscara e o distanciamento social, o álcool é um poderoso produto para se manter são em meio à pandemia da covid-19, que só no Brasil foi responsável pela morte de 170 mil pessoas. Mas apenas o álcool em gel 70% tem efeito bactericida para eliminar o vírus porque, nessa composição – 70% de álcool isopropílico e 30% água -, a água contida nele facilita a entrada do álcool nos micro-organismos, destruindo-os.
Diferentes de outros tipos de álcool, como 46% ou 90%, o 70% é utilizado no processo de antissepsia da pele. Tanto os com concentração abaixo ou acima de 70% são ineficazes no combate às bactérias, como o coronavírus. No primeiro caso, o produto não tem capacidade de eliminar o vírus e, no segundo caso, o álcool evapora rapidamente, não dando tempo para matar o vírus.
Da mesma forma que a pulseira serve de reservatório para o álcool em gel, ela pode ser utilizada para ser carregada com outras substâncias. O protetor solar é uma delas. A aplicação desse filtro na pele descoberta reduz as chances de contrair câncer de pele, um dos tipos de maior incidência no país, embora não se saiba o nível de eficácia. Mas os estudos são claros ao associar seu uso à redução dos casos. Recomendado por médicos dermatologistas, a aplicação do produto evita queimaduras e o aparecimento de manchas, protegendo contra o surgimento de câncer. O creme protege contra os raios UVA e UVB, ambos com capacidade de danificar o DNA das células e provocar câncer – o UVB também provoca queimaduras e alergias, enquanto o UVA contribui pelo envelhecimento precoce.
Além dessas primordiais funções, o protetor solar auxilia em outros benefícios para o organismo. Um deles é no antienvelhecimento da pele, já que o filtro solar protege as fibras de colágeno. Também, muitos deles possuem agentes hidratantes e de vitamina, contribuindo para deixar a pele mais bonita. E faz bem tanto se for usado no verão como no inverno, devendo ser aplicados pelos menos 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados entre duas e três horas.
“Tudo isso pode estar com você em qualquer momento do dia e em todo lugar que você esteja, basta carregar a pulseira com o produto de sua maior necessidade. O reservatório comporta 8ml, que rendem de 20 a 30 doses – dependendo da quantidade aplicada em cada acionamento. A reposição dos líquidos é feita com muita praticidade, por meio de uma seringa que acompanha a pulseira. Nela, além de álcool em gel ou filtro solar, podem ser colocados creme hidratante para pele, base líquida, repelente e até perfume”, explica o empreendedor responsável por trazer o produto ao mercado, Alex Oliveira.
Histórico de inovação por trás do lançamento
A Okmom é uma solução que está sendo apresentada ao mercado pelos idealizadores da startup Icehot. Essa empresa, sediada em Bento Gonçalves, se notabilizou como autora da peça de mobiliário urbano ‘Icehot’, que oferece água gelada e quente para consumo gratuito das pessoas em locais de circulação pública. Depois, inovou ao adaptar a ideia de funcionamento do equipamento para criar o ‘Icegel’, versão que disponibiliza álcool em gel, permitindo às pessoas fazer a higienização das mãos – solução muito útil em tempos de pandemia. O produto ganhou, também, modelo portátil, o ‘FácilGel’, largamente utilizado em empresas e estabelecimentos comerciais. Agora, os empreendedores inovam, mais uma vez, ao lançar a ‘Okmom’, com a mesma proposta de cuidados com a saúde e bem-estar que permeia as demais soluções por eles criadas.