[radio_player id="1"]
Vendas

Para todas as idades: desafios e mudanças nas compras online

3 Mins read

*Por Felipe Gomes, Global Experience Head & Partner da Corebiz 

O fato de a pandemia ter mudado as práticas de consumo de todo o mercado não é novidade. O cenário caminha para o final da pandemia, ou ao menos um ambiente mais controlado, visto que a vacinação está avançada, e as medidas restritivas passam por um momento de flexibilização. Como legado, a covid-19 deixa uma mudança cultural no comportamento dos consumidores.

No primeiro semestre deste ano, o crescimento do e-commerce no Brasil se superou, chegando à cifra dos R$ 53 bilhões, de acordo com a Ebit|Nielsen. As compras online são uma via de mão dupla. Ao passo que é necessário criar a cultura das compras virtuais numa diversidade maior de público e tipo de produto, as empresas também precisam se adaptar e colocar em prática plataformas funcionais e ágeis para atender à alta demanda. Aliás, um dos fatores da usabilidade é a ampliação do público consumidor – assim, nos últimos quase dois anos, quem antes não tinha esse hábito passou a ter.

Os ‘nativos digitais’ já viviam nesse contexto, mas pessoas de outras faixas etárias, que estavam acostumadas com o ponto de venda físico, o pagamento em dinheiro, tiveram que se adaptar. A oferta na gama de entrega também cresceu. No lado das empresas, algumas categorias, como farmácia e petshop, já tinham sua parcela de adeptos, mas o segmento de calçados e roupas não era tão difundido, assim como o setor de compras de supermercado.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), os segmentos de alimentação por delivery e compras de supermercado pela internet foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores em relação a 2019 e 2020. O food service passou de 30% para 55%, ao passo que as vendas de supermercado foram de 9% para 30%.

Vi alguns dados indicando que o percentual de consumidores com mais de 45 anos aumentou 27% de 2019 para cá – o que é esperado, já que o comércio ficou fechado ou com horário reduzido por muito tempo, e é sabido que pessoas idosas têm mais risco perante o coronavírus. É o crescimento de um terço desse público com mais de 45 anos, que geralmente tem menos intimidade com as compras virtuais.

Quando se fala em público mais velho, e com menos prática no e-commerce, uma categoria que se tornava um desafio era a de supermercados. Pense: tem outra pessoa escolhendo as frutas que você vai comer, avaliar se estão maduras ou não – nessa mudança de paradigma pode acontecer o choque de gerações. No entanto, essa fatia de mercado cresceu e deve se manter em crescimento no futuro.

Mesmo em um cenário de fim da pandemia, as entregas vão se manter aquecidas. As pessoas, seja qual for a faixa etária delas, se acostumaram a ter todo tipo de produto e serviço entregue em pouco tempo. A praticidade e a comodidade são alguns pequenos grandes luxos que irão permanecer. O foco estará voltado para a qualidade de vida, as pessoas vão querer aproveitar melhor o tempo e vão se preocupar menos se a dispensa em casa está cheia ou se falta algum produto, porque, se faltar, os produtos poderão ser entregues em minutos.

 

*Felipe Gomes, Global Experience Head & Partner da Corebiz – corebiz@nbpress.com

Sobre a Corebiz 

A Corebiz é uma agência especializada em omnichannel, com grandes clientes de varejo e indústria de vários segmentos. Com ampla gama de serviços, atua desde a consultoria até a execução dos projetos, distribuídos em três unidades de negócios: Experiência, Marketing e Tecnologia. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 29 países. Mais informações: https://www.corebiz.ag.

Related posts
MarketingTecnologiaVendas

Funcional Health Tech leva para Abrafarma tecnologia que usa IA para otimizar estoques, evitar rupturas e maximizar vendas das farmácias

3 Mins read
Fidelize Transfer Order garante uma experiência de compra facilitada para mais de 50 mil PDVs físicos e digitais em todo o Brasil…
BusinessVendas

Solução otimiza operações de corretoras de seguros e ajuda a alavancar vendas

2 Mins read
O sistema Gestor, da Agger, permite gerir e automatizar os processos em uma única plataforma Pensando em otimizar os sistemas de gestão…
BusinessTecnologiaVendas

Com alta na venda de carros elétricos no Brasil, cotações de seguros têm salto de 800%

2 Mins read
Somente em maio deste ano, foram realizadas 84 mil cotações desta categoria Dados coletados pela Agger, parceira de corretores com a maior plataforma…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.