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Participação feminina em empresas brasileiras atingiu 54%: veja 3 dicas de como tomar a frente no mercado de trabalho

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Auto avaliação e amadurecimento profissional são os pontos mais importantes para mulheres crescerem no mundo corporativo

A força feminina vem dando bons frutos. Conforme o relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feito a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2014, a participação feminina vem crescendo e, em 2019, chegou a atingir 54,34%.

 

Ser protagonista no mundo corporativo exige uma preparação e superação de diversos desafios. Há toda uma preparação educacional e emocional para ser um bom líder e, ao mesmo tempo, atender às expectativas das empresas. Entretanto, para as mulheres há uma barreira, um obstáculo invisível que precisam superar todos os dias: a desigualdade de gênero.

 

Segundo Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), a liderança feminina exige muitos conhecimentos. “Liderar um setor ou grupo é uma tarefa que requer habilidades específicas, que são adquiridas estudando, aplicando esse saber no dia a dia e o mais importante, espelhando-se em outras grandes mulheres.” declara Ana Paula.

 

Ocupar cargos executivos é uma tarefa que exige competência, inteligência emocional e flexibilidade, ou seja, são posições que qualquer pessoa, independente do gênero, pode exercer. A questão principal é a facilidade no acesso a essas vagas, que ainda são limitadas.

 

Nesse ponto, há uma diferença muito grande entre o comportamento feminino e masculino que deixa os homens em vantagem. Segundo o livro “Como as mulheres chegam ao topo”, de Sally Helgesen e Marshall Goldsmith, uma das grandes diferenças é que os homens se sentem muito mais à vontade para falar de suas conquistas e realizações do que as mulheres.

 

A pluralidade de experiências e visões de mundo só tem a contribuir para uma verdadeira transformação social e econômica. Segundo informa a consultoria McKinsey, um avanço mediano na igualdade de gênero nos setores privado, público e social poderia adicionar 12 trilhões de dólares à economia global até 2025.

 

“Entre todos os obstáculos que o mundo nos impõe, a insegurança e o medo de sermos imperfeitas são barreiras que nós mesmas nos impomos, e que muitas vezes nos impedem de assumirmos riscos. Quantas vezes você deixou de abraçar uma oportunidade por medo de “não dar conta” de todas as demandas? A resposta é maior entre mulheres”, complementa a Gerente de Marketing do Cebrac.

 

O exercício de autoavaliação é crucial para o amadurecimento profissional. A exigência vem de todos os lados, inclusive das próprias mulheres. Esse é o ponto principal. “Quantas vezes no dia, ou na semana, você, mulher, se dá a liberdade de relaxar e olhar para dentro de si, com carinho, para compreender o que de verdade se passa lá no fundo?”, pontua Ana Paula.

 

Uma pesquisa de 2022 conduzida pela Deloitte, com a participação de cinco mil mulheres de dez países, incluindo o Brasil, trouxe um dado preocupante: 53% delas afirmaram que seus níveis de estresse estão mais altos que no ano anterior e 46% declaram-se esgotadas ou com sintomas de burnout.

 

Portanto, para alcançarem o protagonismo, seja no profissional ou no pessoal, as mulheres precisam confiar em seu potencial. Pensando nisso, e nos ensinamentos do livro “Como as mulheres chegam ao topo”, de Sally Helgesen e Marshall Goldsmith, Ana Paula Delchiaro, Gerente de Marketing do Cebrac, trouxe 3 dicas sobre como o público feminino pode tomar a frente e se destacar, independentemente de qual aspecto da vida.

 

  1. Enalteça as suas próprias realizações: não tenha medo de falar sobre as suas conquistas e promover suas qualidades. Ser excessivamente modesta não vai te ajudar a crescer na carreira.
  2. Não tenha medo de errar: embora visto como um atributo positivo, a tendência em fazer tudo perfeito para agradar aos outros pode travar o desenvolvimento profissional.
  3. Amplie seu networking: muitas vezes, a busca pela perfeição e o medo de errar faz com que as mulheres dedicam tempo demais no aprendizado técnico. No entanto, se você está em busca de uma promoção, por exemplo, saber criar conexões e manter uma rede de relacionamento é uma soft skillfundamental.

 

“O lugar das mulheres é onde elas querem ocupar. Há espaço para todos e é possível evoluir muito, enquanto sociedade, quando os obstáculos de desigualdade de gênero forem superados!”, finaliza Ana Paula Delchiaro.

 

Sobre o CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 28 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A rede soma mais de 85 escolas, nas 5 regiões do país. Veja os cursos aqui!

 

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