[radio_player id="1"]
Tecnologia

Payment as a Service: como a terceirização de pagamentos vem redefinindo estratégias empresariais

2 Mins read

O PaaS integra diversos serviços, como o processamento de transações, gestão de cobranças recorrentes, emissão de boletos, carteiras digitais e análises de dados

A gestão financeira das empresas tem passado por uma verdadeira revolução com o modelo ‘Payment as a Service’ (PaaS), que permite a terceirização de processos de pagamento por meio de plataformas tecnológicas. Este modelo tem oferecido soluções escaláveis e flexíveis, o que ajuda empresas de diferentes portes e setores a otimizar suas operações financeiras. Segundo o relatório Grand View Research, o mercado global de PaaS deve crescer 15,2% até 2030, com um salto de US$ 17 bilhões para US$ 45,8 bilhões. A pesquisa apontou que, os principais fatores que estão impulsionando o crescimento do mercado incluem a experiência otimizada do cliente com meios de pagamento rápidos e seguros.

De acordo com Clayton Ricardo, CFO da Idea Maker, empresa especializada em soluções digitais voltadas para meios de pagamentos, filantropia premiável e sorteios, o modelo PaaS tem sido um divisor de águas na gestão financeira. “A terceirização de pagamentos reduz custos com infraestrutura e possibilita que as empresas se concentrem em seu core business enquanto outros setores cuidam de aspectos complexos como segurança cibernética e conformidade regulatória”, explica.

O PaaS integra diversos serviços de pagamento em uma única plataforma, como processamento de transações, gestão de cobranças recorrentes, emissão de boletos, carteiras digitais e análises de dados. Ele também facilita a adoção de tecnologias financeiras como PIX, QR Code e integração com marketplaces. De acordo com uma pesquisa da Finextra, em colaboração com a Volante Technologies, esse cenário tem sido altamente levantado pelas companhias, 56% das instituições financeiras classificam o gerenciamento de liquidez em tempo real como uma prioridade, reforçando a crescente demanda por pagamentos instantâneos.

“Hoje, as empresas enfrentam desafios crescentes para acompanhar a dinâmica do mercado, que exige rapidez, personalização e integração multicanal. O PaaS se apresenta como uma solução estratégica para atender essas demandas, permitindo que o ecossistema financeiro empresarial seja mais ágil e responsivo”, pontua Clayton Ricardo. “O objetivo é proporcionar uma experiência financeira mais simples, eficiente e acessível para as organizações, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação”, finaliza o CFO da Idea Maker.

Sobre a Idea Maker: 

A Idea Maker é uma empresa de tecnologia que idealiza soluções digitais voltadas para meios de pagamento, filantropia premiável e sorteios. Fundada em 2011, criou mais de 20 aplicativos e possui mais de 15 milhões de usuários cadastrados em todo Brasil. Conquistou em 2023 a autorização do Banco Central para atuar como Instituição de Pagamento na modalidade de emissor de moeda eletrônica e projeta alcançar a meta de R$1 bilhão em transações financeiras em 2025. Todas as soluções da companhia seguem as normas de regulamentação do setor como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, compliance e PCI DSS (Payment Card Industry). Dentre os produtos mais conhecidos pelo mercado estão o Apcap da Sorte, criado em parceria com a Safe Ink, Hiper Cap Brasil e o  H App do Bem, criado em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP) e que já arrecadou mais de R$ 10 milhões em doações nos últimos dois anos. A Idea Maker conta com parceiros como Capemisa, Kovr Capitalização e Google, e, além disso, possui integração com as redes de supermercados (Krill e Savegnago), também  com Correios e Caixa Econômica Federal. Acesse o site da empresa e saiba mais!

Related posts
Tecnologia

 4 tendências para carreiras de tecnologia em 2025

4 Mins read
Executivos apontam que o freelancing, projetos em blockchain e cultura data-driven estarão em alta neste ano e merecem atenção dos profissionais da…
Tecnologia

Tecnologia antifraude: 3 tipos de golpes que a biometria de voz e a IA conseguem bloquear

4 Mins read
Solução criada por empresa brasileira previne fraudes de identidade em todos os canais de atendimento, protegendo empresas e consumidores A fraude digital…
Tecnologia

4 principais desafios enfrentados por grandes marcas em marketplaces

4 Mins read
Compreensão das plataformas, análise da concorrência e preços irregulares são alguns dos citados por Juliana Vital, CRO da Nubimetrics De acordo com…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.