[radio_player id="1"]
Ambiente

PepsiCo reduz 2 mil toneladas de plástico em suas garrafas de bebidas

4 Mins read
• Empresa já utiliza 90% de plástico reciclável em suas garrafas PET

• No Dia da Reciclagem, PepsiCo promove campanha de educação ambiental e doação para cooperativa de São Paulo, que impacta mais de 300 famílias.

POR: inpresspni
Por meio de projetos de diminuição do peso da garrafa e da tampa de suas embalagens de bebidas, a PepsiCo reduziu em 9,8% o uso de plástico comparado ao ano anterior, o que significa uma redução de 2 mil toneladas do material. A empresa também anuncia que chegou a marca de 90% de plástico reciclável na composição de suas garrafas PET. A preocupação com o Planeta está no centro dos esforços da PepsiCo, que atua continuamente na melhoria de suas metas e iniciativas para reduzir o impacto ambiental ao mesmo tempo em que amplia os seus negócios e ajuda a satisfazer as necessidades de seus(uas) consumidores(as). No Brasil, quando falamos de garrafas pet de Pepsi®, H2OH!® e Lipton®, 90,7% dos plásticos usados nas embalagens da companhia já são recicláveis. Em 2020, a soma do PET reciclado utilizado nas embalagens foi equivalente a mais de 100 milhões de garrafas de 1,5 litro.

Desde 2020, a PepsiCo também extinguiu o uso do plástico que envolvia as embalagens de TODDYNHO®. Apenas com a retirada deste item, há uma redução estimada de mais de 223 toneladas do material por ano. TODDYNHO® também já iniciou a substituição dos canudos de plástico para papel, o que propiciará uma redução de outras 148 toneladas de plástico ao ano.

“Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade de impulsionar a economia circular do plástico e o papel significativo que podemos desempenhar, trabalhando para mudar a forma como a sociedade produz, utiliza e descarta plásticos. Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e expertos da sociedade para alcançar nossa visão de plásticos sustentáveis, garantindo que nossas embalagens não se tornem resíduo”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos .

Nos últimos dois anos, a PepsiCo investiu mais de U﹩50 milhões para projetos de reciclagem e educação ambiental em todo o mundo, em ações para a ampliação, melhoria e profissionalização da infraestrutura de reciclagem em projetos proprietários e parcerias. As bases do compromisso da companhia sobre reciclagem de plástico estão fundamentadas em quatro metas globais principais até 2025:

• Tornar 100% das embalagens recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis (esse percentual está em 90% atualmente) e atuar pela educação da sociedade para fomentar a reciclagem;

• Reduzir 35% a quantidade de plástico virgem em todo o negócio de bebidas, o que equivale à eliminação de 2,5 milhões de toneladas métricas, quantidade essa que equivale a cerca de 17 estádios de futebol do tamanho do Maracanã;

• Aumentar para 25% o conteúdo reciclado nas embalagens de plástico e 33% de rPET em embalagens de bebidas;

• Realizar investimentos para aumentar as taxas de reciclagem nos principais mercados.

As iniciativas da PepsiCo também se estendem ao portfólio de snacks. Por meio de parceria com a Fábrica de Ideias que transforma embalagens de BOPP (material que compõe um filme plástico de alta resistência muito usado na fabricação de embalagens flexíveis) em displays que são usados em pontos de venda. Só nos últimos dois anos, cerca de 400 toneladas do material já foram reutilizadas.

A reciclagem pós-industrial complementa o ciclo de iniciativas: os resíduos industriais das 10 fábricas da PepsiCo no Brasil são 100% Aterro Zero. Isso significa que todos os resíduos têm uma destinação correta e são revertidos em outros materiais como utensílios de plástico reciclado, vasos, vassouras e ração animal. Esse processo é auditado pela empresa ERM (Environmental Resources Management) e contempla mais de 100 fornecedores que compram estes resíduos pós-industriais.
Campanha de doação para cooperativa de reciclagem visa apoiar cooperados impactados pela pandemia

No mês em que é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem (17/05), para reforçar o fomento ao setor, a PepsiCo está promovendo uma campanha de doação para a Coopercaps, cooperativa de reciclagem parceira da empresa há mais de 10 anos e que emprega mais de 300 pessoas no estado de São Paulo. A cada compartilhamento do hub de conteúdo sobre Sustentabilidade da empresa, através desse link:http://bit.ly/3eS2Eo6 a companhia doa R$10 para a Coopercaps, com a meta de chegar a R$ 100.000. A ação é válida até 31/05/2021. A ideia é que as pessoas conheçam e se inspirem nas ações da companhia e vejam o que pode ser feito, de forma simples, para termos um mundo em que o plástico não se torne lixo. A campanha teve início em 5 de maio e já atingiu a marca de 20 mil reais. O trabalho da Coopercaps, além de importante para a economia circular – a cooperativa coletou entre 225 e 250 mil toneladas de resíduos nos últimos dois anos – também tem grande relevância social ao promover a inclusão de pessoas muitas vezes marginalizadas na sociedade, como refugiados e os sem teto.
Vale ressaltar, ainda, que durante a pandemia, a PepsiCo segue apoiando as cooperativas do país inteiro através da iniciativa Reciclar pelo Brasil, composta por mais 19 empresas de bens de consumo.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US﹩ 70 bilhões em receita líquida global em 2020, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2Oh!®, TODDY® entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US﹩ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com Propósito, o que reflete nossa motivação de ganhar sustentavelmente no mercado e incorporar propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br
Related posts
AmbientePremiaçõesSustentabilidade

Práticas sustentáveis da Guanabara são reconhecidas com Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar

2 Mins read
A Guanabara foi novamente reconhecida com o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA), concedido pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do…
AmbienteDestaquesSustentabilidade

Da diversidade de histórias à representatividade: a nova organização cultural do ecossistema BeFly

2 Mins read
A consolidação de uma cultura organizacional unificada para grandes ecossistemas é um desafio estratégico crucial. Cada marca possui sua própria história e valores, o…
Ambiente

Inventor brasileiro cria processo inovador para obtenção de madeira ecológica a partir da bananeira

2 Mins read
A crescente preocupação com a degradação ambiental causada pelo desmatamento e pela extração de madeira convencional tem impulsionado a busca por soluções…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.