Gestores acreditam que principais dificuldades do trabalho remoto são local inadequado, falta de contato e distrações
POR: Missão Comunicação
Trabalhar em casa é considerado uma aspiração por muitos profissionais que buscam mais conforto e fugir dos grandes deslocamentos. Embora algumas pessoas acreditem que o home office traga muitas dispersões, uma pesquisa da PwC e do Page Group sobre padrões de trabalho pós-pandemia, revela que 68% dos funcionários acreditam que são mais produtivos ao trabalhar remotamente.
Quem trabalha em home office pode enfrentar algumas dificuldades como distrações, mais ruídos externos, uma família que ainda não compreendeu a rotina do colaborador, entre outros desafios, que impactam negativamente no trabalho remoto. Porém, a pesquisa apontou que para 40% dos gestores não há diferenças de entregas entre as modalidades (remoto e presencial).
As percepções de fatores negativos também divergem um pouco para ambos, mas têm um ponto em comum, a comunicação, pois para os colaboradores a falta de contato com as equipes e as dificuldades de acesso aos sistemas da organização dificultam o trabalho. Já para os gestores, os principais entraves para a produtividade são infraestrutura ou local inadequado em casa, falta de contato com as equipes e distrações pessoais.
Segundo a mentora de executivos Liris Gonçalves, essa divergência de opiniões acontece devido a alguns obstáculos, “Muitas empresas ainda têm dificuldades de lidar com o home office, devido ao medo de perder o controle sobre a produtividade do colaborador e que isso, consequentemente comprometa a entrega, além dos problemas relacionados à necessidade em monitorar e avaliar performances individuais, manter a comunicação, a colaboração, a motivação e o engajamento das equipes a distância”, comenta.
Para Gonçalves, lidar com o estresse e a ansiedade, e ainda ajudar na saúde mental dos colaboradores pode ser mais um desafio do trabalho a distância para os gestores. A mentora que durante 30 anos esteve à frente da liderança de grandes empresas do mercado como C&A, Avon, Vivara e Carrefour dá algumas dicas para lidar com os problemas de comunicação e tornar a equipe mais engajada no home office:
“É importante saber ouvir e não só falar, ser acessível e aberto ao diálogo, dar feedbacks com a frequência adequada, conhecer seus liderados, saber que tipo de abordagem utilizar com cada perfil, incentivar a transparência e abertura, para preservar uma comunicação entre líderes e colaboradores”. A mentora indica ainda que é fundamental estabelecer uma frequência correta para reuniões internas, ser empático com os desafios que o outro enfrenta por estar em casa, se mostrar disposto a ajudar a solucionar esses problemas e proporcionar uma estrutura de trabalho confortável, pois dessa maneira a equipe estará mais comprometida, o que também aumentará a produtividade do colaborador.