[radio_player id="1"]
Empreender

Pesquisa aponta que cerca de 40% dos líderes não estão preparados para mudanças

3 Mins read

Estudo realizado pela consultoria Olivia revela os principais desafios dos gestores em processos de transformação cultural

POR: Missão Comunicação

As empresas seguem tendo que se adaptar e se reinventar constantemente para manter a sobrevivência do negócio ao longo do tempo, mas a liderança nem sempre está preparada para guiar os colaboradores por esse processo. É o que revela a pesquisa “A cultura a serviço da estratégia do negócio”, realizada pela Olivia – consultoria especializada em processos de transformação organizacional. Segundo o levantamento, 37% dos gestores não se sentem preparados para a mudança e 3% pouco preparados.

O objetivo do estudo foi revelar o grau de importância dado pelas empresas à cultura organizacional nos processos de mudança pelos quais passam. Os dados foram coletados de companhias de nove Estados e 35 cidades brasileiras, além de cinco países. Participaram da pesquisa empresas de 14 setores, como serviços, agricultura, varejo, indústria, tecnologia, educação, saúde, entre outros. Além disso, 66% dos profissionais entrevistados são gestores, incluindo cargos como CEO, sócio, fundador, diretor, gerente e coordenador.

A cultura organizacional é elemento essencial no processo de transformação de qualquer empresa, de acordo com Reynaldo Naves, sócio e Managing Partner da Olivia Brasil. “O mundo está muito mais dinâmico, e a cultura organizacional deve ser um pilar dessas  transformações, pois as organizações não mudam, mas sim as pessoas, portanto elas devem estar no centro de qualquer estratégia de mudança”, comenta.

A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados consideram que a liderança comunica ou transmite uma visão clara de onde quer chegar nos próximos cinco anos, contra 23% que não compartilha da mesma ideia. Sobre o maior desafio no processo de mudança, o engajamento é apontado como o principal, com 16%, seguido pela agilidade e adaptabilidade (14%) e comunicação (13%). Os dados também revelam que, quanto ao alinhamento do discurso da liderança em relação às mudanças, 54% se consideram alinhados, enquanto 16% estão muito alinhados, 25% pouco alinhados e 5% desalinhados.

“A liderança tem um papel fundamental no alinhamento das estratégias rumo às mudanças, pois o contato diário é que representa a tangibilização de tudo que pode estar escrito ou sendo falado. Nada vai dar certo, se a liderança não se apropriar do seu papel de agentes da mudança e não forem os principais exemplo dessa transformação. Eles precisam ser embaixadores, polinizadores e multiplicadores dessa mudança,  para que a cultura sustente a estratégia, e então a empresa consiga chegar aos resultados estabelecidos”, sinaliza Naves. Segundo o especialista, as empresas precisam sempre estar orientadas para a visão que as move e às mudanças que acontecem nesse contexto, pois a transformação digital muda a forma como elas podem fazer as mesmas coisas, mas também cria novas oportunidades de negócios.

O estudo também mostra quais transformações as empresas estão passando diante das novas estratégias de negócio. São elas: processos de inovação (27%), seguidos dos processos de gestão de pessoas (25%), os processos de comunicação interna e externa (13%) e os processos financeiros (12%). Outro dado importante que a pesquisa revelou é que, para que essas transformações deem certo, é necessário mudar comportamentos para alavancar a estratégia do negócio, como: engajar as pessoas (19%), desenvolver as pessoas (11%), inovar e escutar diferentes pontos de vista (7%), além de reconhecer as pessoas (6%).

Sobre a Olivia

A Olivia Brasil é uma consultoria internacional que conecta a estratégia de negócios às pessoas, viabilizando a transformação das organizações com foco nos comportamentos, símbolos e sistemas, por meio de narrativas únicas e de experiências inspiradoras alinhadas com o propósito das empresas.

A consultoria nasceu global e integrada. Tem hoje 150 profissionais, em 8 países. Seu modelo de negócio permite desenvolver projetos ao redor do mundo por meio de seus sócios e consultores que têm habilidades complementares. O sucesso está na colaboração, diversidade, pensamento inovador e no compartilhamento de conhecimento.

Somos Olivia, transformamos o mundo, organização por organização!

Para mais informações, visite www.olivia-global.com

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.