[radio_player id="1"]
Empreender

Pesquisa aponta que cerca de 40% dos líderes não estão preparados para mudanças

3 Mins read

Estudo realizado pela consultoria Olivia revela os principais desafios dos gestores em processos de transformação cultural

POR: Missão Comunicação

As empresas seguem tendo que se adaptar e se reinventar constantemente para manter a sobrevivência do negócio ao longo do tempo, mas a liderança nem sempre está preparada para guiar os colaboradores por esse processo. É o que revela a pesquisa “A cultura a serviço da estratégia do negócio”, realizada pela Olivia – consultoria especializada em processos de transformação organizacional. Segundo o levantamento, 37% dos gestores não se sentem preparados para a mudança e 3% pouco preparados.

O objetivo do estudo foi revelar o grau de importância dado pelas empresas à cultura organizacional nos processos de mudança pelos quais passam. Os dados foram coletados de companhias de nove Estados e 35 cidades brasileiras, além de cinco países. Participaram da pesquisa empresas de 14 setores, como serviços, agricultura, varejo, indústria, tecnologia, educação, saúde, entre outros. Além disso, 66% dos profissionais entrevistados são gestores, incluindo cargos como CEO, sócio, fundador, diretor, gerente e coordenador.

A cultura organizacional é elemento essencial no processo de transformação de qualquer empresa, de acordo com Reynaldo Naves, sócio e Managing Partner da Olivia Brasil. “O mundo está muito mais dinâmico, e a cultura organizacional deve ser um pilar dessas  transformações, pois as organizações não mudam, mas sim as pessoas, portanto elas devem estar no centro de qualquer estratégia de mudança”, comenta.

A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados consideram que a liderança comunica ou transmite uma visão clara de onde quer chegar nos próximos cinco anos, contra 23% que não compartilha da mesma ideia. Sobre o maior desafio no processo de mudança, o engajamento é apontado como o principal, com 16%, seguido pela agilidade e adaptabilidade (14%) e comunicação (13%). Os dados também revelam que, quanto ao alinhamento do discurso da liderança em relação às mudanças, 54% se consideram alinhados, enquanto 16% estão muito alinhados, 25% pouco alinhados e 5% desalinhados.

“A liderança tem um papel fundamental no alinhamento das estratégias rumo às mudanças, pois o contato diário é que representa a tangibilização de tudo que pode estar escrito ou sendo falado. Nada vai dar certo, se a liderança não se apropriar do seu papel de agentes da mudança e não forem os principais exemplo dessa transformação. Eles precisam ser embaixadores, polinizadores e multiplicadores dessa mudança,  para que a cultura sustente a estratégia, e então a empresa consiga chegar aos resultados estabelecidos”, sinaliza Naves. Segundo o especialista, as empresas precisam sempre estar orientadas para a visão que as move e às mudanças que acontecem nesse contexto, pois a transformação digital muda a forma como elas podem fazer as mesmas coisas, mas também cria novas oportunidades de negócios.

O estudo também mostra quais transformações as empresas estão passando diante das novas estratégias de negócio. São elas: processos de inovação (27%), seguidos dos processos de gestão de pessoas (25%), os processos de comunicação interna e externa (13%) e os processos financeiros (12%). Outro dado importante que a pesquisa revelou é que, para que essas transformações deem certo, é necessário mudar comportamentos para alavancar a estratégia do negócio, como: engajar as pessoas (19%), desenvolver as pessoas (11%), inovar e escutar diferentes pontos de vista (7%), além de reconhecer as pessoas (6%).

Sobre a Olivia

A Olivia Brasil é uma consultoria internacional que conecta a estratégia de negócios às pessoas, viabilizando a transformação das organizações com foco nos comportamentos, símbolos e sistemas, por meio de narrativas únicas e de experiências inspiradoras alinhadas com o propósito das empresas.

A consultoria nasceu global e integrada. Tem hoje 150 profissionais, em 8 países. Seu modelo de negócio permite desenvolver projetos ao redor do mundo por meio de seus sócios e consultores que têm habilidades complementares. O sucesso está na colaboração, diversidade, pensamento inovador e no compartilhamento de conhecimento.

Somos Olivia, transformamos o mundo, organização por organização!

Para mais informações, visite www.olivia-global.com

Related posts
BusinessComportamentoDestaquesEmpreenderLiderança

Como empreendedores e líderes devem cuidar da sua imagem

1 Mins read
No mundo dos negócios, a imagem pessoal de um empreendedor ou líder é tão importante quanto suas habilidades e conhecimentos. A primeira…
Empreender

One Day Brás: O maior evento de compras

2 Mins read
O Brás, maior Polo de Moda da América Latina, se prepara para receber um evento que promete transformar a maneira como lojistas…
DestaquesEmpreenderInovação S/AViral

Empresárias criam projeto para valorizar profissionais de eventos

2 Mins read
“Rise” realizou sessões de fotos corporativas dedicadas àqueles que costumam atuar no backstage   O projeto Rise surgiu de uma necessidade das empresárias…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.