[radio_player id="1"]
Comunicação

Pesquisa de Comunicação Interna revela que engajamento e adaptação ao trabalho híbrido serão desafios do ano

2 Mins read

Estudo ‘Comunicação Trends 2022’ realizado pela Progic cita que 53,2% dos profissionais se preocupam com a falta de engajamento dos colaboradores

A Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil, acaba de anunciar os resultados do estudo “Comunicação Trends 2022”. Para 53% das empresas ouvidas, o principal desafio dos profissionais da área serão os colaboradores desengajados. Realizada em janeiro, a pesquisa conversou com mais de 800 profissionais da área de Comunicação Interna de empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil.

Ao fazer um recorte das empresas por setores, o de serviços apresentou uma maior preocupação com o engajamento dos colaboradores, pois foi citado por 60% das corporações. Na sequência, 33,5% citam a falta de planejamento como desafio da área de Comunicação Interna, o que representa uma grande disparidade em relação à média geral. Na área de tecnologia, a adaptação para o formato híbrido de trabalho é um desafio para 25,3% das empresas.

Sobre os temas que as empresas irão trabalhar com seus colaboradores este ano, os projetos e campanhas sobre a Covid-19 ainda são temas principais para 68,6% das grandes companhias, porcentagem 74% superior às empresas de pequeno porte. Da mesma maneira, conteúdos sobre governança ambiental, social e corporativa (ESG) é prioridade para 41,8% das grandes organizações, 88% a mais se comparado às demais empresas.

“A comunicação com os funcionários é um fator estratégico para as empresas e ganhou ainda mais destaque após a crise da COVID-19, em que a necessidade de informar e alinhar os colaboradores de forma constante ficou evidenciada. E os resultados da pesquisa também mostram isso. Nas empresas que possuem uma comunicação interna efetiva houve uma melhora de 42,5% na retenção de talentos se comparado às empresas com uma comunicação interna menos efetiva”, diz Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic e responsável pela pesquisa.

Já os canais utilizados pelas equipes de Comunicação Interna também se diferem de acordo com a quantidade de funcionários. Ou seja, percebe-se uma dominância muito maior do Whatsapp em empresas pequenas (até 100 funcionários), onde a utilização desse canal é feita em 71,8% dos casos. Empresas maiores registraram aumento no uso de soluções como intranet e TV Corporativa, que crescem, respectivamente, 75,6% e 91,8% em relação à média geral.
Em relação a prioridades e tendências para o ano de 2022, a pesquisa cita que as empresas tendem a focar no desenvolvimento da comunicação da liderança
(56,8%), assim como implantar ou reestruturar novos canais de Comunicação Interna (49,1%) e definir ou reestruturar as funções estratégicas do setor (44,6%).

Sobre a Progic:
A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. São mais de 600 empresas parceiras, sendo 200 de grande porte, alcançando mais de 550 mil pessoas em todo o país.

Related posts
AgriculturaComunicaçãoInovação S/A

Agromarketing: a televisão como mídia estratégica de publicidade no agronegócio

2 Mins read
A TV Milagro Brasil é um exemplo de canal com programação e alcance nacional que oferece espaço para divulgação no setor. O…
ComunicaçãoTecnologia

Progic aposta em tecnologia proprietária para revolucionar a comunicação interna no Brasil 

2 Mins read
Com mais de 650 clientes e crescimento de 86% nos últimos dois anos, empresa tem como clientes grandes nomes como Danone, Michelin…
Comunicação

Peter Jordan: Influenciador Digital e do mundo Geek aposta em mercado infantil é o novo embaixador da marca Happy

4 Mins read
O público geek brasileiro tem um perfil jovem, composto por 40% com idade entre 25 e 35, e 38% com até 24 anos….
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.