Levantamento é do Empregos.com.br e ouviu 10 mil trabalhadores; especialista avalia que exigência acende sinal de alerta nas empresas
POR: PRESS FC
Um Projeto de Lei pode obrigar empresas a divulgarem o salário no anúncio de vagas. Segundo o PL 1149/22, a regra deverá ser cumprida por empresas públicas e privadas e a multa pelo descumprimento é de cinco salários mínimos. Ainda em tramitação, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Pesquisa realizada pelo Empregos.com.br, um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil, ouviu 10.593 mil trabalhadores e revelou que 92% dos entrevistados consideram essencial que o salário seja informado na descrição da vaga de emprego. Apenas 8% não vêem diferença ou não se importam de serem informados sobre a remuneração durante a entrevista.
Para Leonardo Casartelli, diretor-geral do Empregos.com.br, a divulgação antecipada da faixa salarial tem relação com a política interna da companhia. “É um tema delicado. Pode haver comparação interna entre colaboradores que exercem a mesma função e estão com remuneração defasada. Em termos de competitividade, empresas concorrentes teriam acesso às estratégias de RH das organizações”, explica o executivo.
Outro risco, caso o projeto de lei avance, é o de bons profissionais deixarem de se candidatar para uma vaga abaixo da sua pretensão salarial, sem antes negociar, diz Casartelli. “Em muitos casos, as empresas estão dispostas a pagar um valor mais alto do que o previsto no anúncio por um candidato que possui habilidades além das requisitadas na vaga.”
Deixar o salário em aberto ajuda os recrutadores a alcançarem um número maior de candidatos e entenderem a pretensão salarial de cada perfil profissional. Nesse caso, a empresa tem condições de avaliar qual profissional possui a melhor relação custo-benefício para a posição que está sendo preenchida.
Por outro lado, do ponto de vista do candidato, a não divulgação do salário pode fazer com que ele se sinta “à cegas”, correndo o risco de se aplicar para uma vaga com o salário abaixo do que ele deseja, ocasionando uma frustração pessoal e profissional.
Na visão do especialista, o ideal é que exista um alinhamento, inclusive financeiro, entre o que o profissional busca e o que a companhia tem a oferecer. “Uma companhia pode buscar trabalhadores que estejam alinhados aos seus interesses, cultura e estratégias, e não apenas ao valor do salário”, finaliza.
Sobre a Empregos.com.br
O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil. No ar desde 1998, une recrutadores e candidatos em busca de oportunidades em todo o país. Mais de 180 mil empresas utilizam os serviços de seleção do portal e anunciam milhares de vagas diariamente. Além disso, o site conta com um banco de currículos com mais de 18 milhões de pessoas cadastradas e ativas em todos os níveis profissionais.