Segundo a especialista em negócios gastronômicos Bianca Fraga, bares e restaurantes estão segurando os preços e absorvendo perdas
Comer em bares e restaurantes em todos os estados brasileiros está mais barato do que para o público que opta por fazer as refeições em casa. Esse foi o resultado da pesquisa publicada em abril de 2024, pela FHORESP (Federação de hotéis, restaurantes e bares do estado de São Paulo). Segundo a federação, entre 2020 e 2023, a inflação acumulada no segmento Alimentação Fora do Lar ficou em 24,7%, e para quem opta por se alimentar em casa, o percentual alcançou 39,1%. Para a especialista em negócios gastronômicos Bianca Fraga, esses números são reflexo de decisões tomadas pelos proprietários. “Os bares e restaurantes estão segurando os preços e absorvido algumas perdas para reter a clientela fiel e ter preços atrativos para os novos clientes”, explica.
Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de março de 2024, no acumulado em 12 meses, os preços nos bares e restaurantes no Brasil cresceram acima da inflação geral. Porém, nos últimos quatro anos os proprietários não repassaram aos consumidores 14,4% do aumento dos preços dos alimentos e bebidas.
Em maio de 2024, o IPCA foi de 0,46% e ficou 0,08 ponto percentual acima da taxa de abril (0,38%). No ano, acumula alta de 2,27% e, nos últimos 12 meses, de 3,93%, acima dos 3,69% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2023, os maiores impactos vieram de Alimentação e bebidas (0,62%), com 0,13 p.p.
Segundo Fraga, os hotéis, bares e restaurantes não fizeram os ajustes nos preços dos cardápios de acordo com a inflação. “Os estabelecimentos ainda estão se recuperando das elevadas perdas geradas durante a pandemia de Covid-19. Por isso, o aumento de preços no segmento Alimentação Fora do Lar fechou muito abaixo do crescimento geral dos valores de bens e serviços consumidos pelos brasileiros”, completa a especialista.
Sobre Bianca Fraga (@biafraga__):
Especialista em negócios gastronômicos, Bianca Fraga atua há 12 anos como consultora no mercado de food service. A carioca faz parte de um grupo de 27 especialistas selecionados em todo o Brasil pelo iFood a receber o selo de Expert da plataforma de delivery. A chancela oferece à consultora a atribuição de auxiliar a empresa na melhoria do aplicativo e representar os interesses da categoria de restaurantes. Ao longo de sua carreira, Bianca Fraga já deu mentoria para mais de 1,2 mil alunos, tanto Brasil quanto no exterior. Atualmente possui duas operações próprias e sua empresa cuida simultaneamente de mais de 70 restaurantes.