A empresa iniciou as ações para se ajustar às novas regras em 2018, contando com uma consultoria e, posteriormente, organizando um grupo de trabalho interno. Cerca de 30 profissionais foram envolvidos no processo
POR: Crase Editorial
A Petronect (https://www.petronect.com.br), empresa de tecnologia da informação que opera o maior Marketplace B2B do Brasil para o setor de Óleo e Gás, acaba de receber a Certificação do Bureau Veritas pela completa adequação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A conquista coloca a empresa em um patamar de alta performance em segurança e proteção de dados.
Todo o trabalho para as adequações teve início há algum tempo e – desde a publicação da General Data Protection Regulation, em 2018, e a promulgação da Lei 13.709/18 -, a empresa organizou um grupo especial de trabalho denominado ‘Iniciativa Estratégica de Adequação à LGPD’, para dar suporte a todo o processo, que culminou na Certificação, com cerca de 30 pessoas de diferentes departamentos, entre eles Jurídico, Segurança da Informação, Governança, Conformidade e Auditoria, Recursos Humanos, Relacionamento, Contratações e Projetos.
Esses profissionais identificaram pontos de atenção e melhorias nos processos da empresa. Com um diagnóstico preciso foram traçadas as atividades prioritárias e iniciou-se o processo de análise de gaps, aplicável em um processo de Certificação. “Tudo foi monitorado por um gerente de projetos e, na metodologia aplicada, usamos OKRs (Objective Key Results), com uma forte governança e patrocínio. Além de nossa equipe interna, promovemos interações com clientes e fornecedores para total adequação contratual”, conta Maria Claudia Pedroso, líder do time jurídico da Petronect.
Entre os pontos trabalhados no projeto estão políticas e procedimentos internos, adequação em contratos com fornecedores, formulação de perguntas e respostas, tratamentos de dados pessoais, treinamentos, simulações de incidentes com dados, acompanhamento de métricas, melhorias no Portal Petronect, entre outras ações. O projeto recebeu aporte de 10% de plano de investimento da empresa.
O fato de estarem em trabalho remoto desde março de 2020, não impactou as atividades do grupo, que adotou a metodologia ágil, assegurando a coesão do time e mantendo o foco nas atividades estabelecidas no programa.
Maturidade
A Certificação em LGPD é encarada pela liderança da Petronect como um reconhecimento à maturidade de um pilar sólido, já existente na empresa, antes mesmo da criação da Lei, e que demonstra a forma meticulosa como as informações e dados pessoais de clientes e fornecedores são tratados.
Elson Cordeiro, diretor de Operações da Petronect, comenta que a Certificação é a evidência do “walk the talk” da Petronect, quando o assunto é sigilo de informação. Dando à empresa o diferencial na prática de como os dados que possuem acesso são tratados. “O processo de certificação nos garantiu termos uma mudança no nosso ambiente corporativo, diria que foi uma mudança cultural em todas as áreas da empresa que não se limitam ao nosso ambiente empresarial. Não queremos conformidade burocrática. Queremos conformidade entusiasta, esse é nosso plano” finaliza.
Sobre a PETRONECT
A Petronect (www.petronect.com.br) é um dos maiores Marketplaces do Brasil com soluções B2B atendendo toda a cadeia de suprimentos do segmento de Energia, Óleo e Gás, desde a requisição até o pagamento de pedidos.
A empresa, que tem sede no Rio de Janeiro é uma sociedade com participação tríplice composta pela Petrobras, pela SAP e pela Accenture e sua gestão é acompanhada por um Conselho de Administração. Sua missão é prover soluções eletrônicas para seus clientes, de forma simples e econômica, com agilidade e confiabilidade, consolidando-se como canal preferencial de negócios eletrônicos ao integrar clientes e fornecedores de bens, serviços e para as indústrias de óleo e gás.
Com experiência de mais de 18 anos no mercado, a empresa registrou em sua plataforma, no ano de 2020, 2 milhões de processos eletrônicos trafegados, mais de 110 bilhões de transações com mais de 5 milhões de pedidos de compras, 700 mil notas fiscais eletrônicas emitidas e 100 mil conhecimentos de transporte eletrônico. Com isso, foram somadas mais de 160 mil oportunidades de bens e serviços e quase 60 mil agendamentos de entregas, além de 6,5 milhões de participações nas oportunidades e 800 mil preços ofertados, no portal.
Principais clientes: Petrobras; Araucária Nitrogenados; Breitener Energética; Breitener Jaraqui; Breitener Tambaqui; Gaspetro;; PB Biocombustível; PB-LOG; Petrobras America; Petrobras Bolivia; Petrobras Colômbia; Petrobras Netherland; TBG; Termobahia; Termomacaé; Transportadora Associada de Gás (TAG); Transpetro.