[radio_player id="1"]
SaúdeTecnologia

Pioneira em unir saúde e tecnologia, Cicatrimed aposta em Bioimpressora 4D para o tratamento de feridas

2 Mins read

Rede de franquias criada pela médica Bianca Oliveira é uma das primeiras a utilizar o maquinário em território nacional; procedimento inicial foi realizado com pacientes do SUS

Aliando saúde e inovação, a Cicatrimed, rede de franquias especializada na prevenção e no tratamento de feridas, é a a primeira clínica da região norte-nordeste a realizar o procedimento através de uma Bioimpressora 4D. A máquina usa uma tecnologia revolucionária feita a partir da célula tronco do próprio paciente para a recuperação de lesões graves de pele. O primeiro tratamento foi feito em uma ação social com dois pacientes do SUS e levou em média duas horas.

– A principal vantagem dela em relação aos demais procedimentos é o tempo de cicatrização, que leva no máximo dois meses. Fizeram um teste com um paciente que tinha uma lesão na sola do pé e que não conseguia caminhar. Após dois meses de tratamento ele melhorou consideravelmente – aponta a Dra. Bianca Oliveira, que completa – É uma ferramenta para melhora na qualidade de vida.

Abrindo as portas para o futuro

 O equipamento, importado diretamente da Coréia do Sul, funciona de forma semelhante a uma tradicional impressora 3D, só que utiliza tecido vivo – a máquina extrai gordura do corpo e, com essa gordura, reaproveita as células troncos para produzir uma pele artificial. O primeiro tratamento será realizado em uma ação social com dois pacientes do SUS e deve levar em média duas horas. Cada kit da máquina custa em média R$10 mil.

A ferramenta serve para substituir a retirada de pele manual, agilizando o tratamento e reduzindo o número de procedimentos necessários. A extração da gordura é feita através de uma microlipoaspiração, no qual a inteligência artificial da máquina produz um polímero com o tamanho e a profundidade da ferida. A estimativa é, no futuro, novas tecnologias incorporadas à máquina permitam a impressão de órgãos como rins e fígado.

– A medicina evolui rápido e quando soube dessa possibilidade fiquei com muita vontade de viabilizar essa tecnologia em Conquista (Alusão à Vitória da Conquista, na Bahia). A Bioimpressão com células-tronco abre muitos caminhos, inclusive impressão de órgãos, que atualmente está em teste – acrescenta.

Protagonismo e Pioneirismo

 Fundada em 2008 pela médica hiperbarista Bianca Oliveira, em Vitória da Conquista (BA), a Cicatrimed rapidamente se consolidou como a maior rede de franquias especializadas no tratamento de feridas. Atualmente são 25 unidades espalhadas por 11 estados brasileiros.

A aquisição da máquina revolucionária é um dos projetos de franca expansão da marca e consolida seus valores – protagonismo e pioneirismo dentro da saúde e do tratamento de feridas.

– Esse é um momento único para a Cicatrimed. A utilização de procedimentos modernos para tratar os nossos pacientes comprovam que estamos no caminho certo – completa a fundadora, Dra. Bianca Oliveira.

POR: mercadocom

Related posts
Tecnologia

Automação de processos digitais: um caminho inteligente para o sucesso empresarial

3 Mins read
*Por Felipe Mello A palavra “eficiência” é amplamente usada quando se discute automação, mas é fundamental entender seu real impacto. Automatizar processos…
DestaquesTecnologia

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, revela estudo

4 Mins read
A Timelens, consultoria de dados do ecossistema FutureBrand, acaba de lançar o estudo “Future-Proof Score 2024”, que revela as 30 marcas mais à prova de futuro…
Tecnologia

PinePR anuncia chegada das contas de Digital Manager Guru e Pier Seguradora

3 Mins read
Agência atuará como braço de relações públicas das duas organizações A PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.