[radio_player id="1"]
Informações

Pix no e-commerce: Lojas vendem mais, recebem mais rápido e economizam até 80% em taxas, apontam Mercado Pago e Nuvemshop

5 Mins read

• Mil pequenos e médios lojistas venderam mais de R$ 1,5 milhão em apenas três semanas desde lançamento
• Modalidade de pagamento instantâneo é vista como incremento nas vendas online
• Conversão de 68% entre vendas geradas e pagas pelo PIX é superior à do boleto

POR: FleishmanHillard

O Pix, novo meio de pagamento desenvolvido pelo Banco Central para permitir transações mais simples, rápidas e seguras, já começa a mostrar resultados positivos no e-commerce. Em três semanas desde o lançamento do Pix Transparente, ferramenta de pagamento do Mercado Pago disponível apenas nas lojas virtuais da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, mil lojistas já venderam R$ 1,5 milhão, com valor recebido na hora. A economia é de até 80% em taxas na comparação com as tarifas cobradas pela emissão de boleto e de cartão de crédito.

O Pix transparente é o recurso de pagamento no próprio site da loja virtual, por meio da chave de acesso ou leitura do QR Code, sem necessidade de migração para uma página exterior. A modalidade garante mais confiança ao consumidor e alcança uma taxa de conversão entre vendas geradas e finalizadas de 68%, superior às de 58% do boleto, de acordo com o banco de dados da Nuvemshop.

Um dos principais benefícios do pagamento via Pix é a confirmação imediata do pagamento que dispensa a necessidade do lojista reservar o produto no estoque durante os dias. Além disso, o proprietário recebe o valor da venda na hora, sem necessidade de aguardar de três a 30 dias para que o valor seja debitado na conta. Na outra ponta, com a agilidade do processo, o cliente também recebe o produto em menor tempo.

Para o lojista, o custo da transação também é menor: em uma venda de R$ 100, ele paga uma taxa de 0,99%, valor reduzido quando comparado a vendas com boleto e cartão.

De acordo com Luiz Figueira, diretor de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema da Nuvemshop, essas vendas têm sido vistas como um incremento, sem afetar as vendas dos demais métodos. “Percebemos que o Pix está atraindo um novo público para o e-commerce, de pessoas que não estavam habituadas a comprar on-line e passaram a fazê-lo por conta da facilidade e da segurança”, afirma. “Uma das premissas da Nuvemshop é desenvolver um ecossistema para potencializar as vendas dos empreendedores, e o PIX Transparente do Mercado Pago tem se mostrado uma funcionalidade muito eficiente neste sentido”.

Para Daniel Davanço, head de Pagamentos Online do Mercado Pago, a chegada do Pix como novo meio de pagamento nas lojas online da Nuvemshop contribui para a melhora da experiência de compra e venda no e-commerce e traz novas oportunidades de negócio: “A chegada do Pix tem um enorme potencial para incluir no comércio eletrônico pessoas que antes não compravam online. O Pix será uma importante ferramenta para auxiliar no avanço do setor, além de contribuir para a rentabilidade desses empreendedores”, afirma.

Davanço ressalta ainda que o Pix no e-commerce vem ganhando força e hoje já se observa um crescimento de 20% no volume de vendas a cada semana entre as lojas que vendem com Mercado Pago.

Para que o Pix ganhe maior aderência, os especialistas apontam que há a necessidade de incentivar a aceitação do Pix, fomentando a educação financeira dos vendedores. A expectativa da Nuvemshop é de que mais de 50% dos lojistas adotem o PIX até o final de 2021.

Lolja foi uma das primeiras lojas online da Nuvemshop a acrescentar o Pix como meio de pagamento. “O Pix traz diversas vantagens, como menor taxa, pagamento mais rápido pelo cliente e dinheiro debitado na conta no momento exato da compra, o que evita do cliente reservar o produto e esquecer de pagar”, afirma Lucas Tavares Martins, sócio-proprietário da Lolja. “Acredito que o Pix venha para substituir o boleto ao longo prazo. Hoje, 30% das nossas vendas são pagas por esse meio de pagamento, mas acredito que pelo menos 10% migre para o Pix até o final deste ano”.

Pix traz inúmeras vantagens aos lojistas

• Praticidade: todas as maquininhas, códigos QR e soluções para pagamentos online do mercado estão integrados ao Pix e oferecem uma forma prática para os clientes pagarem, usando qualquer aplicativo ou banco. Além disso, caso os consumidores já estejam habituados a entrar em contato com a loja por telefone, o empreendedor pode usar essa informação como forma de pagamento e receber pela venda antes mesmo da entrega do produto ou serviço.
• Agilidade: receber o dinheiro em segundos – mesmo em vendas feitas fora do horário bancário, nos finais de semana ou feriados – permite ao pequeno empreendedor comprar mais matéria-prima, pagar fornecedores e investir mais rápido no crescimento do seu negócio.
• Redução de custo: é uma alternativa mais barata que outros meios de pagamento, como cartões e boletos, além de muito mais prática do que dinheiro, que requer troco.
Organização: todas as vendas ficam registradas e identificadas, assim, a gestão financeira do negócio fica muito mais simples.
• Conta digital: recebendo pelo Pix no Mercado Pago, o usuário tem rendimento do saldo da conta em 100% do CDI, líquido e diário, acima da poupança; acesso a crédito digital e em alguns cliques; pode pagar e parcelar contas, impostos e boletos, além de disponibilizar ofertas na Central de Descontos para mais de 20 milhões de usuários do aplicativo, entre outras facilidades.

Sobre o Mercado Pago

O Mercado Pago, maior fintech da América Latina, tem como missão democratizar o acesso aos serviços financeiros e de pagamentos, contribuindo para a inclusão financeira e fomentando o poder de empreender na região. Com mais de 60 milhões de pagantes únicos, o Mercado Pago oferece uma solução completa de tecnologia financeira, com carteira digital, conta gratuita com remuneração diária, oferta de crédito, seguros e serviços de pagamento online. A fintech também está presente em milhões de pontos de venda físicos com seu portfólio de maquininhas Point e soluções de código QR. Empresa do grupo Mercado Livre (Nasdaq: MELI), o Mercado Pago atua no Brasil desde 2004 e está presente também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai.

Sobre a Nuvemshop

A Nuvemshop é a plataforma de e-commerce líder na América Latina e reconhecida pela ABComm como a “Melhor Plataforma” do Brasil. Com 80 mil lojas ativas na região, ela integra produtos, pagamentos e envios com diferentes canais de vendas, como Facebook, Instagram, marketplaces e lojas físicas. A plataforma está preparada para que as marcas de todos os tamanhos criem suas lojas com facilidade e segurança. Atualmente, a empresa tem cerca de 400 colaboradores trabalhando atualmente em home office nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e diversos outros estados do Brasil, além de Buenos Aires e Cidade do México. Com o recente aporte de R$500 milhões, a empresa continuará com o seu propósito de reduzir as barreiras do empreendedorismo para potencializar cada vez mais histórias de sucesso.
Related posts
Informações

Nelson Paschoaloto Advogados realiza primeira apreensão extrajudicial de veículo via Detran no Brasil

3 Mins read
Escritório pioneiro aplica novo procedimento do Marco Legal das Garantias, trazendo mais agilidade e segurança ao mercado financeiro A Nelson Paschoalotto Advogados Associados (NPAA)…
Informações

A Era dos Relacionamentos: os impactos da geração da desconexão conectada

3 Mins read
Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação Corporativa na Progic* Estava refletindo sobre os relacionamentos interpessoais, em sociedade e no corporativo, e em como nosso…
InformaçõesTecnologia

Mesmo sem grandes datas comemorativas, veja o que é tendência no mercado online para o primeiro trimestre de 2025

3 Mins read
E-commerce e marketplaces em baixa? Não para a Nubimetrics. De acordo com levantamento da plataforma, materiais escolares, uniformes, artigos para natação, produtos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.