[radio_player id="1"]
Finanças

Planejamento tributário nas empresas

1 Mins read

POR: Dayane Barbosa – Trevo Comunicativa

É de conhecimento de todos a elevada carga tributária no Brasil. No entanto, sabemos que o Estado precisa arrecadar para suprir suas despesas crescentes. Mas, obviamente, não é por isso que uma empresa deve pagar mais impostos. E, sendo assim, contar com um especialista em planejamento tributário é o pontapé inicial para dar continuidade aos projetos parados e começar a trabalhar em projetos futuros.

É importante lembrar que a falta de informação custa caro. Assim,  95% das empresas brasileiras pagam impostos indevidamente. O desconhecimento das regras fiscais pode comprometer seriamente o fluxo de caixa das empresas e consequentemente afetar a saúde financeira do negócio.

Para o professor Felipe Dutra, coordenador do MBA em Planejamento Tributário do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, o profissional especializado permite que a empresa lide de forma eficiente com os custos gerados pelos tributos. “A atuação do profissional gera vantagem competitiva e rentabilidade. Além disso, o especialista em planejamento tributário faz com que a empresa repense constantemente suas estruturas e operações, gerando inovações que impactam de forma positiva não apenas na área tributária da empresa, mas também nas demais áreas”.

“O mercado de planejamento tributário está em franca expansão. Com a modernização do fisco, muitas empresas foram obrigadas a se regularizar. Além disso, a crise obrigou muitas empresas a reduzirem custos e recorrerem ao planejamento tributário como uma alternativa eficaz de otimização de custos”, destaca Dutra.

Felipe Dutra destacou também os cinco principais erros que as empresas cometem:

  • Realizam o planejamento tributário sem a adoção de um substrato econômico adequado.
  • Adotam condutas antiéticas que afetam a imagem da empresa e o relacionamento com o cliente.
  • Não se preparam para possíveis mudanças legislativas que podem ocorrer ao longo da adoção do planejamento tributário.
  • Focam apenas na economia tributária, esquecendo possíveis exposições patrimoniais que o cenário proposto pode gerar.
  • Adotam modelos de planejamento tributário que engessam o planejamento estratégico da empresa.
Related posts
FinançasTecnologia

Tendências: 3 soluções financeiras digitais que ganharão força em 2025

3 Mins read
Para Clayton Ricardo, CFO da  Idea Maker, Embedded Finance, Finance-as-a-Service e blockchain estarão ainda mais em alta no próximo ano O setor…
Finanças

Com aumento de brasileiros negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar 

2 Mins read
Com a alta da inadimplência, instituições financeiras precisam de soluções mais sofisticadas para evitar prejuízos  O número de pessoas negativadas no Brasil…
Finanças

Estudo aponta que brasileiros confiam mais no setor financeiro do que na indústria de alimentos para envelhecer melhor

3 Mins read
Enquanto 45% da população acredita na área de finanças para maior qualidade de vida, somente 37% conta com o ramo alimentício Pensando…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário