Com o desafio de realizar cotações recorrentes para seus fretes marítimos, exportadora de café conseguiu redução de 12% nos valores pagos por fretes internacionais
POR: BRZ Content
Mesmo com urgência em escoar suas exportações e a necessidade de redução de custos com transportes marítimos, uma empresa precisava – até pouco tempo atrás – de 70 e-mails trocados para contratar um frete internacional. Mas uma startup brasileira que pesquisa preços de fretes de cargas encurtou significativamente este tempo, encontrando ainda preços mais competitivos e acessíveis para importações e exportações.
Com clientes de diversos segmentos como Cooxupé, Nadir Figueiredo, Berneck e Josapar, a Talura é uma plataforma em modelo SaaS, que entrega informações com agilidade, gerando três cotações de fretes em até 48 horas. Em um único ecossistema, integra cotação e contratação de fretes internacionais nos modais aéreo, terrestre e marítimo.
Com a solução da Talura, a Cooxupé, uma das maiores produtoras de café arábica do Brasil, reduziu em 12% seus custos com fretes. Por cases como este, Talura está em constante crescimento. são mais de 600 empresas embarcadoras e 150 agentes de carga. Em maio deste ano, a startup dobrou o número de intermediações realizadas.
A ideia de simplificar esta parte da cadeia de comércio exterior surgiu do founder e CEO, Marcelo Brandão, que traz a bagagem de anos atuando na área em multinacionais e sentia essa dor do mercado.
“Hoje vivemos a maior crise de logística internacional de todos os tempos. Existe uma demanda enorme e pouca capacidade para atender”, afirma Brandão.
Para criar a plataforma, ele se juntou a dois amigos, Arthur Lee, com passagens pela Endeavor e Acordo Certo, e João Gomes, que foi tech lead no Banco Neon e PJ Linker.
Em dezembro de 2021, eles receberam aporte da Comexport, a maior trading company do Brasil, com mais de 50 anos de experiência no segmento.
Para o segundo semestre de 2022, a Talura tem expectativa de chegar a 800 empresas exportadoras e importadoras, mais de 200 provedores de logística internacional e atingir a marca de R$ 100 milhões em transações de fretes internacionais.