Por Guto Cunha
Devido a sua diferenciação na categoria de produtos, os bloqueadores de odores sanitários se destacam dos produtos convencionais e não específicos para a função no mercado. Pedras sanitárias ou difusores não têm a mesma atuação, tampouco os aerossóis, que na realidade servem para odorizar outros ambientes – além de poderem conter ingredientes tóxicos e serem nocivos à saúde.
Por isso, é preciso ter conhecimento das razões para se optar pelo uso de bloqueadores sanitários e melhorar a qualidade de vida.
1 – Aerossóis e aromatizantes possuem inúmeros produtos químicos
Desde 2010, a Associação Internacional de Fragrâncias utiliza um levantamento com mais de 3.100 produtos químicos que são usados pela maioria dos fabricantes de aerossóis e aromatizadores de ambiente industrializados. Nessa lista estão contemplados agentes cancerígenos, desreguladores endócrinos, elementos que causam alergia, entre diversos insumos nocivos à saúde. Na fórmula de uma fragrância pode haver mais de 100 produtos químicos listados acima.
2 – São produtos nocivos à saúde
Em geral, os produtos químicos utilizados nas fragrâncias de aerossóis são mais prejudiciais a mulheres, gestantes e crianças. Nas grávidas percebeu-se que o contato com purificadores de ar e sprays aerossol estão associados a dores de cabeça e depressão nas mães, e nos bebês infecções de ouvido e diarreia.
É preciso ficar atento ao equilíbrio hormonal, causando efeitos significativos sobre a saúde reprodutiva, em especial às mulheres, que têm de 2 a 3 vezes mais chances de desenvolver alergias a fragrâncias do que os homens. Nas crianças, estudos apontam mais tendência de dermatite de contato alérgica.
3 – Odorizadores como alternativa
Visto os malefícios, o ideal é evitar a exposição as substâncias tóxicas, trocando o aerossol por odorizadores sanitários, ou ainda, usar de artifícios como um perfume diferenciado para o ambiente, flores e manter às janelas abertas. Ademais, a fórmula dos odorizadores sanitários contém óleos essenciais naturais, ingredientes atóxicos, que efetivamente eliminam as bactérias do vaso sanitário, sendo a melhor opção para evitar e eliminar o mau cheiro.
*Guto Cunha é Gerente de Marketing da FreeBrands, empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô (primeiro bloqueador de odores sanitários do país), Free Wipes (lenços umedecidos antissépticos) e Free Bite (para alívio da coceira e desconforto causado por picadas de insetos).
Sobre a FreeBrands
Empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do país criado em 2015; Free Wipes, os lenços umedecidos antissépticos que eliminam 99% das bactérias; e Free Bite, produto que alivia a coceira e o desconforto causado por picadas de insetos. Para saber mais, acesse: www.freebrands.com.br
Crédito: divulgação