*Frederico Heitmann – CEO & Partner | Comunicação Vertical
Muitas pessoas me questionam: plataforma SaaS (Software as a Service) ou on premise? A resposta é que depende e aqui eu vou trazer o porquê da escolha pelo SaaS.
Entendendo o conceito de Software as a Service
O termo software como serviço é uma premissa na qual você contrata uma plataforma ou uma ferramenta de CRM, de controle de ponto entre outras, numa base mensal para te atender em alguma demanda.
Redução de custos
A vantagem de utilizar determinada plataforma está associada ao conceito de governança sobre os requisitos básicos dela.
Fundamentalmente você tem que levar em consideração que ao usar uma plataforma de outro você terá automaticamente uma redução de custos. No caso de uma plataforma de e-commerce SaaS por exemplo, isso ocorre, pois você não utilizará o seu próprio servidor.
Além disso, não há necessidade de um time evoluindo determinados desenvolvimentos básicos da plataforma como, um novo método de pagamento.
Tivemos o exemplo recente do PIX no Brasil. Empresas que fizeram uso de uma plataforma de pagamento SaaS, um gateway de pagamento terceiro não precisaram se preocupar em fazer esse desenvolvimento especificamente, bastou questionar o seu provedor sobre a disponibilidade desse desenvolvimento.
Segurança
Quando você tem uma plataforma própria você é o responsável pela governança e pela segurança desta. Com a plataforma de terceiro você terá cláusulas de um contrato que definirão essa segurança como um critério de aceitação e o critério de melhoria do fornecedor.
Outro ponto aqui é o suporte 24/7: quando você tem uma plataforma própria, esta visão está dentro de casa. Com o terceiro, você terá o suporte 24/7 do terceiro previsto em contrato.
E isso nos leva ao SLA (Service Level Agreement). Ao fazer isso tendo a plataforma própria, você precisa de motivação econômica para que o time atinja este SLA.
Já com a SaaS provavelmente você terá um mecanismo financeiro que reforça aquele SLA que você quer ter na sua plataforma.
Regras de negócio x plataforma SaaS
Nem tudo que você almeja como resultado provavelmente estará disposto na plataforma exatamente como você gostaria. Quando você opta por uma plataforma SaaS você tem duas opções.
A primeira e mais fácil ao meu ver é você aceitar como a plataforma já funciona e tirar proveito disso olhando para as suas regras de negócio.
Vou usar novamente o exemplo da plataforma SaaS de e-commerce: se eu quero fazer promoções, o formato que eu quero para executá-las já é factível na plataforma que eu estou escolhendo?
Agora com métodos de pagamento: o que eu quero usar como método de pagamento já está implementado na plataforma SaaS que estou escolhendo?
Vamos olhar agora para um projeto B2B: uma característica de alçada de promoção de desconto já tem nessa plataforma SaaS que eu estou escolhendo ou eu consigo adaptar o meu negócio a possibilidade que essa plataforma entrega?
Ou seja, a primeira decisão a tomar é você adaptar o seu negócio ao que a plataforma entrega. Ainda assim existe a segunda opção que é você adaptar a plataforma SaaS a sua realidade. Muitas plataformas SaaS permitem que você desenvolva aplicativos, componentes, integradores que complementam a plataforma SaaS para que elas se adequem ao seu negócio.
Um bônus da escolha por SaaS
Dentro de uma visão ágil de desenvolvimento, se você fizer uma adaptação do negócio escolhendo a plataforma SaaS e seus mecanismos você poderá fazer evoluções da versão da plataforma ao longo do tempo para entregar um resultado do jeito que você quer.
E normalmente quando o negócio consegue e pode tomar essa decisão resulta em um melhor time to market.
Isto porque a partir do momento que você decide implantar uma primeira versão da plataforma do jeito que ela foi concebida, um projeto que poderia demorar dois anos, pode ter um MVP (Minimum Viable Product) em poucos meses.
E de quebra, você ainda pode fazer melhorias, versionamentos e adequações para atender a sua necessidade quase como se ela fosse on premise.
Sobre o autor:
Sócio fundador e CEO da ACCT, consultoria de software especializada em comércio eletrônico, líder no Brasil e com presença em mais de 20 países.
Acumula mais de 10 anos no mercado de e-commerce, ajudando empresas a transformar tecnologia em valor para negócios de alta performance.
É voluntário na EICOM (European Institute for Ecommerce Management), escola de negócios de transformação digital sem fins lucrativos localizada na Universidade de Cambridge, Reino Unido. Bacharel em estatística pela UNICAMP e entusiasta de Data Science com o foco em e-commerce e negócios digitais.
Desde janeiro de 2021 a ACCT faz parte da Quality, empresa que traz em seu portfólio soluções digitais, integrações de serviços, automação de processos com RPA, outsourcing de TI e GRC.
Tem como cases onde foi responsável pela estratégia e arquitetura lojas como Carrefour Brasil, Samsung Latam, Electrolux Latam, Unilever, Tok & Stok, Stanley Black & Decker Global entre outros.