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Empreender

Por que o treinamento correto de vendedores pode ser um diferencial competitivo para o crescimento de franquias

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*Fábio Oliveira | Piar Comunicação

O sucesso de qualquer organização está atrelado ao que é apresentado de diferente em comparação aos concorrentes. No setor de franquias não é diferente – para alcançar melhores resultados, o mercado de franchising exige dos franqueados dedicação para assumir responsabilidades na gestão e encontrar colaboradores qualificados neste setor.

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento no setor de franquias no terceiro trimestre de 2021 foi 8% superior ao registrado no mesmo período de 2020, representando um respiro após um período crítico. De julho a setembro, as franquias faturaram 47,3% bilhões de reais. Os dados evidenciam que o crescimento do setor está relacionado ao fim das restrições e ao processo da vacinação que permitiu a volta das atividades econômicas. Ainda em um cenário de crise, os empreendedores viram as franquias como oportunidade de investir em algo com menos risco financeiro.

Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, é necessário investir em capacitação e treinamento para os vendedores constantemente. Afinal, estes profissionais são responsáveis por toda a jornada de compra, desde a prospecção até o acompanhamento do pós-venda.

Pode parecer óbvio, mas tanto para empreendedores inexperientes ou experientes, é preciso sempre lembrar dos três pilares essenciais da motivação dos vendedores: reconhecimento, pertencimento e remuneração. Se não houver métodos de motivação adequados, o rendimento do colaborador pode ser baixo, impactando negativamente nos resultados.

O treinamento específico para vendedores é um dos maiores diferenciais de uma franquia. O profissional precisa saber tudo sobre os produtos ou serviços oferecidos por sua marca, as tendências de mercado e administrar as técnicas para chegar com mais assertividade ao consumidor. Lembre-se, a sinergia entre os colaboradores, os gestores e a estratégia da marca constituem um plano de ação eficiente para alcançar o sucesso.

*Fábio Oliveira é CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.

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