Também chamados de controladores de acesso, esses profissionais ganham mais e não arriscam suas vidas
POR: Fernanda Mendonça – Markable
Viver em condomínio traz a sensação de proteção para muitas pessoas, mas o serviço de portaria varia entre 17 e 25 mil reais e sua eficácia é posta em xeque sempre que um crime de invasão vira notícia, pois na maioria dos casos os bandidos entram pela porta da frente. Uma solução para reduzir o custo sem comprometer a segurança é optar pela a portaria remota. No entanto, a preocupação com a extinção da função de porteiro é um dos argumentos de quem ainda não aderiu à tecnologia. Segundo Leandro Martins, diretor executivo da empresa de monitoramento Peter Graber, não há motivos para alarde, o recurso de portaria virtual não serve para todos e a expansão desse mercado ainda cria novas oportunidades.
“A portaria convencional não será extinta, muitos condomínios não tem perfil para implementar a remota, seja pelo tamanho do condomínio ou pelo público que mora nele. Um prédio com muitos idosos, por exemplo, não se adaptaria facilmente ao modelo, que funciona melhor em locais com até 100 moradias. Além disso, é preciso considerar que quando uma nova tecnologia é criada, gera-se empregos como técnicos, instaladores, gerente de produto e de inovação, além do próprio controlador de acesso”, afirma.
Para o executivo, o serviço digital é uma tendência no Brasil. “O que fazemos é tirar o porteiro da área de risco, onde frequentemente sofre ameaças. Também é preciso ponderar que os custos de condomínios estão ficando cada vez mais elevados e a inadimplência aumentando significantemente no país, sendo assim, não existem muitas alternativas a não ser redução de custos”, salienta. Para que tudo corra perfeitamente os controladores de acesso passam por um processo de capacitação. “Temos colaboradores que já foram porteiros. Para fazer parte da equipe eles realizam um treinamento sobre os procedimentos de atendimento, além de recorrentes cursos de reciclagem”, afirma Martins.
Para ele, um bom profissional de atendimento precisa ser pró-ativo, ter muita empatia e comprometimento com o cliente, além de ter boa dicção na fala. As recompensas são um salário maior, comparado ao de porteiro e a tranquilidade de trabalhar em uma central de atendimento que geralmente também é monitorada 24 horas por dia.
Sobre a Peter Graber
Criada pelo empresário Peter Graber, pioneiro em alarmes monitorados no Brasil e fundador do grupo Graber que virou referência em segurança eletrônica no País a partir de 1980. A empresa oferece o que há de mais moderno e avançado em tecnologia de alarmes e portaria eletrônica no Brasil. Com serviços inovadores, tem como missão aumentar a segurança e tranquilidade que quem opta por viver em condomínio, por um preço mais justo e acessível. Para saber mais: www.graberalarmes.com.br