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Vendas

Prepare seu e-commerce para as datas sazonais e não falhe com nenhum pedido!

2 Mins read

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

Dia das Mães, dos pais, dos namorados, Best Friday, Natal. Ao longo do ano somos marcados por essas e outras datas especiais. Muitas vezes nos preocupamos eescolher o melhor presente para cada pessoa e ocasião para encantar quem irá ganhar.

Do outro lado, os e-commerces e marketplaces começam a se planejar para essas datas muito antes, em média com dois meses de antecedência, para assegurarem o estoque e a logística de seus produtos. Só que a preparação para as datas sazonais do comércio não para por aí.

O ponto de partida é verificar se a comemoração tem relação com seu negócio. Se você vende flores faz sentido criar campanhas voltadas para o Dia dos Namorados, por exemplo, e comunicar em seus canais e redes sociais. O segundo passo é se preparar para atender a demanda e fechar possíveis parcerias a fim de proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa. Criar combos ou ofertas especialmente pensadas para determinada data deixa a comemoração ainda mais especial.

No geral, quando se compra pela internet, deve-se fornecer seus dados pessoais, certo? Isso cria caminhos e deixa rastros das preferências do consumidor. Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer seus clientes e eles os produtos que você vende.

Além de ofertas e parcerias, é preciso organizar o estoque para garantir a quantidade de produtos. Deve-se ainda treinar o setor de atendimento ao consumidor, para orientar os clientes na hora da compra e tirar quaisquer dúvidas que possam surgir; e principalmente, reforçar a logística, uma vez que o número de pedidos nesse período é maior. Afinal, não tem nada mais frustrante que um presente atrasar ou não ser entregue.

Aliás, essa é a falha mais comum dos e-commerces e marketplaces edatas sazonaisnão organizar corretamente o setor de logística, ocasionando atrasos nos pedidos. Contrate mais parceiros para as entregas, ofereça o treinamento adequado para que não haja erros.

Lembre-se: seu e-commerce tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são ainda mais especiais, alavancam os negócios e criam laços com os consumidores. Para ser bem-sucedido, explore o potencial da sua empresa, tenha organização e planejamento.  Não há nada mais prazeroso do que ver nossos pedidos entregues e presentes sendo recebidos com surpresas e um sorriso no rosto!

 

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país; ocupa 70% do market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com

 

Sobre a Giuliana Flores

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos. Além disso, atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

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