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Procon Carioca notifica agências bancárias por irregularidades no atendimento aos clientes

2 Mins read

POR: Claudia Mastrange

O Procon Carioca, instituto vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania, realizou fiscalização em agências bancárias da Caixa Econômica, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e Santander. Algumas irregularidades foram encontradas pela equipe de fiscais, o que gerou notificação às empresas, que terão 20 dias para prestar esclarecimentos na sede do órgão, no bairro do Estácio.

Na Caixa Econômica da Praça Tiradentes, os problemas encontrados foram ausência da quantidade mínima de assentos e falta da escala de funcionários.

No Itaú Personnalité, da Rua da Assembléia, os fiscais verificaram que não havia a quantidade mínima de assentos, além da não disponibilização de senha para prioridade acima de 80 anos. No Santander Select, também na Rua da Assembleia, as falhas foram parecidas: ausência da quantidade mínima de assentos, falta de disponibilização de senha, além de não haver a escala de trabalho dos funcionários.

No Bradesco, da Av. Santa Cruz, n° 1148,  não havia disponibilização de senha para prioridade acima de 80 anos. Em outra agência do Itaú, que fica na Av. Santa Cruz, n° 1176, foi percebida a ausência da quantidade mínima de 15 assentos prioritários e tempo de atendimento superior a 15 minutos para o público em geral e para o prioritário.

Uma pane no sistema deixou o Banco do Brasil, que fica no número 614, da Av. Santa Cruz, sem disponibilização de senha. Em mais uma Caixa Econômica vistoriada, dessa vez, na Av. Santa Cruz, 1.215, as irregularidades apontadas foram falta da quantidade mínima de assentos prioritários, tempo de atendimento acima de 15 minutos e foi verificado que os clientes aguardam na parte exterior da agência, porém sem receber senha.

Para completar a operação, as equipes também estiveram na agência do Santander, localizada na Av. Santa Cruz, 1.320, e constataram que o banco não disponibiliza quantidade mínima de assentos prioritários.

De acordo com Igor Costa, diretor executivo do Procon Carioca, as instituições foram notificadas e deverão se ajustar para garantir o atendimento de qualidade e dentro das leis do Código de Defesa do Consumidor.

“Nossas equipes continuam atentos, fiscalizando e fazendo valer as leis consumeristas, que defendem e protegem os consumidores”, reforça Igor.

Em caso de dúvidas sobre direitos, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Carioca pelos Canais de atendimento: Telefone: (21) 2976-6853 Portal: proconcarioca. prefeitura.rio Instagram @proconcariocaoficial Facebook /Twitter: @proconcarioc

Foto: Prefeitura do Rio

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