*Por Guto Cunha, gerente de Marketing da FreeBrands
A crise sanitária desencadeada pela covid-19 trouxe novas preocupações e mudanças nos costumes relacionados a diversos aspectos, em especial, na higiene e limpeza.
Somado a isso, a crescente procura e adoção do uso de produtos naturais também ganhou força, desde o consumo consciente de roupas, uso de ecobags, não uso de canudos e copos de plástico, até chegar à utilização de produtos naturais de higiene e limpeza. Em geral, desinfetantes, detergentes, insumos de limpeza são compostos por substâncias químicas agressivas e, em alguns casos, tóxicas.
A demanda por produtos de limpeza naturais tem aumentado, e isso oferece diversos benefícios. A saúde é o maior deles, visto que a ideia é deixar de consumir produtos que podem ser nocivos. Ao utilizar um desinfetante, você inala parte dele, ou, ao torcer um pano, tem contato com substâncias químicas, sem perceber. A longo prazo, pode ser perigoso.
Por isso, utilizar produtos de limpeza naturais reduz essa exposição a produtos químicos, que vão desde corantes e fragrâncias sintéticas até amônia. Além de haver a preocupação ambiental com a diminuição do descarte de materiais como o plástico das embalagens.
No entanto, existem estigmas a respeito de produtos naturais, sejam cosméticos, sejam alimentos, ou, ainda, do segmento de limpeza e higiene. Um deles é o estigma de que os produtos são mais caros. Isso é uma falácia, uma vez que insumos como bicarbonato e sabão de coco são fáceis de encontrar, e têm preços convidativos. Além do mais, uma mistura preparada em casa pode ter multifunção, gerando economia no volume de produto.
Outro equívoco é as pessoas acharem que eles não são eficientes. Foi-se o tempo em que excesso de espuma era sinal de que o lava-roupas era bom. O consumidor, no entanto, ainda está habituado com isso, tendo a errada percepção de que para uma boa limpeza é preciso abundância de produtos e água.
Felizmente, o consumidor contemporâneo é muito mais consciente e aberto a experimentar novas opções, em especial as que causam menos impacto no ambiente. Você é um deles?
*Guto Cunha é Gerente de Marketing da FreeBrands, empresa criada em 2020, para administrar as marcas FreeCô (primeiro bloqueador de odores sanitários do país), Free Wipes (lenços umedecidos antissépticos) e Free Bite (para alívio da coceira e do desconforto causado por picadas de insetos). E-mail: freeco@nbpress.com
Sobre a FreeBrands
Empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do país, criado em 2015; Free Wipes, os lenços umedecidos antissépticos que eliminam 99% das bactérias; e Free Bite, produto que alivia a coceira e o desconforto causado por picadas de insetos. Para saber mais, acesse: www.freebrands.com.br