[radio_player id="1"]
Livro

Programação da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto oferece atrativos culturais nesta semana

3 Mins read

Agenda começa nesta terça-feira (15/03) com oficina do educador Nivaldo Brito para alunos e educadores da entidade Obreiros do Bem, além de literatura, contação de histórias e cinema, no sábado (19/03)

POR: Verbo Nostro Comunicação Planejada 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto está com uma agenda repleta de atrações nesta semana: oficina de leitura para os alunos e educadores do Obreiros do Bem, clube de leitura sobre o livro “Agnes Grey”, de Anne Brontë, contação de história na Biblioteca Sinhá Junqueira e a última edição do Cine Fórum, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas” de 1947. Todas as atividades são gratuitas.

A programação cultural começa nesta terça-feira (15/3) com a participação do educador Nivaldo Brito na Oficina “Mediação de Leitura”, em duas seções: a primeira, às 9h, para os alunos do Obreiros do Bem (Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto), e a segunda, às 17h, para os educadores da instituição. As duas atividades educativas são exclusivas para a entidade.

Clube do Livro

No sábado (19/3), às 16h, acontece o tradicional Clube do Livro. A obra escolhida para leitura e debate neste mês foi “Agnes Grey”, de Anne Brontë. O encontro será remoto, pela plataforma de reuniões Zoom e tem a curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão.

O romance retrata a era pós-Vitoriana e sua temática realista. A caçula da família Brontë, Anne, tem o dom da escrita assim como suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily. Ela cria uma protagonista disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, contrapondo a ideia das “mocinhas românticas” do período. A obra narra a trajetória da caçula, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e a relação com o amor.

Contação de História

A Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no centro) recebe, às 16h, a Contação de História “Histórias de Mário”, com a pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias, Thayene Alves. A contação será em homenagem ao poeta modernista Mário de Andrade, figura ativa na organização da Semana de 1922 – que está sendo homenageado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto durante a agenda deste ano, em razão do seu centenário.

Cine Fórum

Também no sábado (19/3), às 18h, acontece o último encontro do Cine Fórum. Neste sábado, o filme apresentado será “O Beco das Ilusões Perdidas” (1947), baseado na obra de mesmo título, escrita por William Lindsay Greshan. O encontro é mediado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. A sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto será o ponto de encontro, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América. Para participar é obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteira vacinal.

“O Beco das Ilusões Perdidas” conta a história de Stanton Carlisle e da psicóloga Lilith, que aplicam golpes nos milionários da cidade, argumentando que podem ler mentes. Assim que a fraude é descoberta, com a traição da psicóloga, Stanton é perseguido pela polícia e acaba se tornando um alcoólatra sem perspectivas.

SERVIÇO:

Data: 15 de março | 9h e 17h
“Oficina de mediação de leitura”
, com Ni Brisant, poeta.
Local: Obreiros do Bem – Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Clube do Livro, “Agnes Grey”, de Anne Brontë. 
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária.
Transmissão: plataforma de reuniões ZOOM, no link: https://us02web.zoom.us/j/87944970889.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Contação de Histórias “Histórias de Mário”
, com Thayene Alves, pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, centro de Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 18h
Cine-Fórum “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947, baseado no livro “O Beco das Ilusões Perdidas” (Nightmare Alley), do autor William Lindsay Gresham. Classificação: 14 anos. Filme raro. 111 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Related posts
DestaquesLivro

Da campanha no catarse do Livro: Bill e Bob As Duas Faces da Gênese do Homem-Morcego

1 Mins read
personagem Batman desde de sua criação em 1939, guarda muitos mistérios sobre sua criação, apenas se soube durante muitas décadas que ele…
EducaçãoLivro

Festival Arte Serrinha anuncia parceria inédita com Museu da Língua Portuguesa

5 Mins read
Artistas brasileiros, angolanos e portugueses compõem a programação do festival que une música, artes visuais, artes plásticas, gastronomia, moda e dança  São…
Livro

Gab Saab lança livro sobre relacionamento abusivo

1 Mins read
Relacionamentos abusivos são uma realidade que afeta muitas pessoas em diferentes contextos: no ambiente familiar ou profissional, nos círculos de amizade e…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.