A empresa foi reconhecida pelo projeto “Valorização da Água de Reúso”, implantado em sua maior unidade fabril, em Amparo (SP), e teve como foco a redução de captação de água superficial e subterrânea e a busca por diversificação das fontes.
A Ypê – uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do Brasil – concorreu com 29 companhias de diferentes setores e recebeu menção honrosa por ter ficado entre as cinco finalistas com as melhores iniciativas na 15ª edição do Prêmio da Fiesp.
Com as melhorias implementadas com o projeto na fábrica de Amparo, foi possível reduzir a captação superficial e subterrânea de água em 5,5% entre 2018 e 2019, o que aumentou a disponibilidade de recursos hídricos na unidade.
Outro avanço obtido foi chegar a 100% de reúso do efluente industrial na unidade de Amparo, a maior do grupo. O montante de água que deixou de ser captado é equivalente ao consumo de água de 47 mil pessoas durante um mês (considerando consumo médio de 110 litros/pessoa/dia).
Para o sucesso do projeto também foi fundamental o engajamento dos colaboradores com campanhas vivenciais promovidas ao longo de todo o programa.
“A água é fonte da vida e a Ypê entende que é seu papel trabalhar pela preservação e uso consciente desse recurso natural. Acreditamos e investimos em projetos que viabilizam a redução do consumo e a valorização das fontes de água, que também é o principal insumo utilizado na produção e utilização dos produtos Ypê. Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento do nosso trabalho pelo Prêmio da Fiesp”, diz Bruno Szarf, vice-presidente de Gente, Gestão e Performance da Ypê.
Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com aproximadamente 6.500 funcionários.
A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.