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Informações

Promoções voltam a crescer na estratégia de relacionamento das marcas com os consumidores

3 Mins read
  • Relatório da Secap aponta que número de ativações dessa categoria no primeiro semestre deste ano já é quase o dobro de 2020

  • Agência Estalo registra maior demanda de grandes clientes, mas destaca que é preciso reinventar dinâmicas, investir em criatividade em época de restrições e colocar o público como protagonista

POR: Novità Comunicação Estratégica

As promoções aos consumidores voltaram com força total ao portfólio de estratégias de relacionamento das marcas. É o que revela o Relatório do Mercado Brasileiro de Promoções Comerciais divulgado pela Secap ( Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria). Enquanto no primeiro semestre de 2020 foram registradas 1.165 ações, no mesmo período deste ano já são 2.279 campanhas autorizadas. Com as restrições da pandemia dificultando a realização de outros tipos de ativação, as promoções se tornaram o caminho natural, mas é preciso considerar novos formatos de interação, entender as novas demandas do público e da utilização dos canais digitais para conseguir se destacar.

“É um momento em que é essencial, como sempre, conhecer bem a marca do cliente e seu público-alvo, mas alguns hábitos mudaram nesse último ano, e precisamos estar atentos a isso, além de colocar a criatividade para trabalhar em potência máxima”, destaca Marcela Oliveira, sócia-diretora da agência Estalo. “Pesquisa do Portal da Promo com mais de duas mil pessoas indicou, por exemplo, que 46% dos entrevistados preferem interagir nas promoções pelo WhatsApp, 73% baixariam um aplicativo para participar e 33% gostam mais do hotsite, são fatores que temos considerado sempre em nossas campanhas”, diz.

Marcela destaca uma promoção recente para a Ambev, que trouxe ótimos resultados ao cliente ao compor essa originalidade com acesso fácil e preferencial aos meios digitais. “Fizemos a Ilhados com Beats, uma reality promo com a Anitta e alguns de seus amigos em uma ilha, com todas as medidas de segurança, testes e isolamento em hotel antes da gravação, claro”, descreve a executiva da Estalo. “Enquanto o consumidor ia acompanhando os posts da artista nas redes sociais, podia adquirir o produto e concorrer a uma estadia com mais quatro amigos na mesma ilha”, acrescenta. “O resultado foi incrível, além de mais de 53 mil produtos cadastrados, a marca passou de 283 mil para mais de um milhão de seguidores online”, ressalta. “A humanização é uma tendência na comunicação em geral e essa proximidade com ídolos e personalidades está mais forte do que nunca, habilitada pela sociedade conectada”, acredita. “Constatamos isso em outra promoção de sucesso que fizemos, para a Brahma, com a distribuição de 22 cervejeiras autografadas pela dupla Jorge & Mateus, com a participação de consumidores de 13 diferentes estados”.

Ouvir o que o próprio consumidor gostaria em termos de promoção foi outra estratégia adotada pela Estalo para o Guaraná Antarctica. “Acabamos de realizar a ação Você que Manda – Co-criação para marcar os 100 anos da marca, pensando que hoje o público assumiu um protagonismo importante na geração de novas ideias e tendências”, informa Marcela Oliveira. “Nesse projeto, perguntamos aos participantes qual a promoção dos sonhos que eles gostariam que a marca promovesse, e as cinco melhores sugestões serão realizadas, com premiação ainda de um ano grátis de guaraná, sob medida para os lovers do produto”, enumera a sócia-diretora de Estalo. “A pesquisa do Portal da Promo mostrou que 57% das pessoas se engajam em promoções muito fáceis de participar e 31% aderem às ações porque conhecem as marcas, na nossa visão, acrescentar a esses aspectos um fator de personalização, vai certamente potencializar o investimento e o retorno do cliente”, afirma.  Outra promoção que está fazendo sucesso nas comemorações do centenário do produto é a “Seja Sócio dos 100 anos de Guaraná Antárctica”, segundo o mesmo portal, já é a segunda mais acessada do Brasil. “Essas são algumas ações que fazem parte da celebração da marca, muitas outras ainda estão por vir”, conclui Marcela.

Sobre Estalo

Sendo uma agência de marketing 360, a Estalo desenvolve todos os pontos de contato que influenciam na conversão para construir uma experiência completa por meio de ideias criativas e mensuráveis. Há mais de 13 anos promove experiências únicas paras os clientes de marcas como Ambev, Sadia, Natura, BRF, IFood, Ypê, Cica, Pepsico, Perdigão, H2OH!, Pepsi,  entre muitos outros.

Com atuação nacional e escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, a agência cria, planeja e executa soluções relevantes para alcançar a meta dos clientes. Com foco em interatividade, constrói propostas singulares que traduzem o desejo das marcas e conecta pessoas a experiências inovadoras. Cada ação é pensada e realizada estrategicamente a partir das demandas dos clientes, entre os serviços que a agência oferece estão: Estratégia, Conteúdo, PR Stunt, Brand Activation, Promo, PDV Transformation, Talks e Congressos, Lançamentos e Eventos.

CRÉDITO FOTO: ESTALO

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