Marca completa 27 anos no mercado de franquias e quer investir em unidades, principalmente no interior e capital de São Paulo
POR: Aline Pontes – Canal a Comunicação
Atuante no mercado de franquias desde 1996 e com um faturamento de R$ 20 milhões em 2018, a marca Prophylaxis® – maior rede de clínicas de vacinação do Brasil – quer investir em unidades no Brasil, especialmente no mercado paulista. Com 30 lojas no Rio de Janeiro, uma em Minas Gerais (Barbacena), uma em Espírito Santo (Vila Velha), uma em Mato Grosso do Sul (Dourados), duas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre), uma no Pará (Belém) e uma em São Paulo (Capital), a marca espera um aumento de 25% em 2020 e prevê inaugurar uma nova unidade em cada capital do país. A empresa está em busca de parceiros médicos para dar continuidade ao plano de expansão.
A Prophylaxis® nasceu em 1992 com o objetivo claro de tornar-se referência na área de prevenção através da vacinação no mercado privado, posição que rapidamente alcançou. Ao longo dos seus 27 anos, cresceu na forma de uma Rede de Clínicas franqueadas.
A marca está fundamentada em três pilares sólidos, que são: o completo acesso e familiaridade com tecnologias específicas para o desenvolvimento e produção de vacinas, o compromisso com a informação e a educação em saúde e o conhecimento científico técnico específico. A Prophylaxis® é considerada um modelo único e é, ainda hoje, a única Rede de Clínicas de Vacinação privada em todo o território brasileiro.
Esses pilares trazem para a empresa total credibilidade e confiança por parte da comunidade médica e de todos os seus clientes. Seja o consumidor final – atendido em uma das unidades da rede fixa ou através do serviço Vacina em Casa – sejam as empresas/escolas, que escolhem a Prophylaxis® para orientação e realização da vacinação de seus funcionários/alunos.
Desde a sua fundação, a Prophylaxis® investiu e desenvolveu ferramentas próprias (software e manuais), que conferem maior segurança e agilidade no atendimento aos clientes, já que são elos fundamentais para a integração da rede e permitem a completa comunicação entre sua matriz, situada na Barra da Tijuca (RJ), e suas unidades Franqueadas.
A Prophylaxis® acredita que a postura preventiva é ponto-chave na melhoria da qualidade de vida. Deste modo, sempre abraçou como missão fundamental prestar um serviço altamente qualificado de prevenção de doenças infecciosas imunopreveníveis, que inclui a democratização da informação e o acesso às novas tecnologias.
“Estamos entusiasmados com as possibilidades de crescimento do Mercado Privado de Vacinas. Além dos fabricantes já presentes no Brasil, temos a perspectiva da chegada de novos players o que irá aumentar a oferta de produtos e impactar no valor de revenda das Vacinas tornando a Vacinação privada mais acessível. Este é um mercado em expansão e a maior prova disso é a movimentação e o surgimento de novas marcas no segmento de prestação de serviços também. É um ótimo momento para investir em uma franquia da área”. destaca Marcos Tendler – CEO da Prophylaxis®.
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS DA EMPRESA
Para difundir e transferir seu conhecimento técnico sobre vacinas e o mercado, a Prophylaxis® desenvolveu, padronizou e normatizou todo o seu conhecimento em Manuais e Normas Operacionais, Técnicas e Administrativas. A marca também desenvolveu um Software de Gestão em Vacinação com completa gerencia de todos os produtos disponíveis no mercado brasileiro, de forma dinâmica em calendários específicos mantidos rigorosamente atualizados, contemplando todas as particularidades, que incluem a intercambialidade ou não de produtos similares.
Em 2010 foi eleita como uma das 500 melhores franquias para se investir no Brasil, pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios da Editora Globo.
A partir da formatação do know how, implantou um sistema de licenciamento de Marca e Sistema de Gestão em Vacinação de modo a tornar o negócio transferível, auditável e integrado a uma plataforma de conteúdo específico e inédito na língua Portuguesa. Em um modelo de capilaridade de pequenas clínicas licenciadas, que atuam de forma fortemente orientada na área da Vacinologia.
O desenho da Prophylaxis® foi fundamentado em um modelo pioneiro de pequenas unidades de vacinação bem padronizadas e integradas em uma rede de serviços. O modelo foi desenvolvido à semelhança do vitorioso modelo público capilar de postos de vacinação, e na disponibilização de informação genérica e ampla tanto dos conceitos de vacinação como dos Calendários específicos, das vacinas disponíveis e das doenças imunopreveníveis.
A franquia Prophylaxis® foi formatada por profissionais altamente qualificados da ABF (Associação Brasileira de Franquias) e segue todo o roteiro classicamente adotado num sistema de Franquias.
A UNIDADE PROPHYLAXIS®
As unidades Prophylaxis® são clínicas de vacinação de custo administrativo baixo, estrutura simples e muito bem padronizada e desenhada para permitir o total gerenciamento por parte do franqueado. Fazer parte da Rede Prophylaxis® é um atestado de qualificação e excelência técnica na área da medicina preventiva privada.
A Prophylaxis® desenvolveu um completo Manual da Marca Prophylaxis® e Lay out para instalação das clínicas.
O espaço necessário para a instalação de uma clínica padrão é de 30m², preferencialmente em locais de fácil acesso aos clientes, como lojas e sobrelojas de centros médicos ou até mesmo áreas de concentração de serviços da sua cidade.
RAIO X:
Nome: Prophylaxis® Clínica de Vacinação
Ano de abertura: 1992
Taxa de Licenciamento da Marca Prophylaxis® + Transferência do Know-how específico + treinamento a partir de R$ 65.000,00
Instalação Física sala de 30m2: R$ 50.000,00
Despesas pré-operacionais: R$ 15.000,00
Capital de Giro: R$ 58.000,00