[radio_player id="1"]
Business

Protagonismo dos pequenos negócios paraensesna preparação para a COP 30 é destaque no Azerbaijão

3 Mins read

Esta semana o mundo está de olho em Baku, no Azerbaijão, onde está sendo realizada a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 29 — a 29ª edição do maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. Durante a conferência, os micro e pequenos negócios são assuntos de interesse, pois usam a riqueza da Amazônia para criar negócios sustentáveis, que geram renda para comunidades e, ao mesmo tempo, preservam esse bioma essencial para o enfrentamento da crise climática.

“Nós, da Amazônia precisamos nos posicionar nas discussões sobre meio ambiente e economia falando para o mundo que somos mais de 30 milhões de pessoas vivendo na Amazônia, que entendem sobre ela e sabem preservá-la”, comentou o diretor-superintendente do Sebrae do Pará, Rubens Magno. “Além de ter uma floresta em pé, precisamos manter os amazônidas de pé e, para isso, estamos desenvolvendo os pequenos negócios para que eles sejam sustentáveis não só do ponto de vista ambiental, mas também econômico. Por isso, viemos aqui e estamos trabalhando para fazer com que o pequeno negócio tenha um grande protagonismo na nossa COP em 2025: a primeira COP da Floresta”, completou.

Para Rubens, “mudanças de mentalidade precisam ser feitas a partir dos pequenos negócios, que são maioria não só no Brasil, mas em vários lugares. No Pará, eles representam mais de 95% das empresas. Por isso, na COP 30 queremos mostrar a floresta, claro, mas também as pessoas do campo e das cidades que fomentam a economia e fazem negócios.”

Em Baku, nesta quarta-feira (13/11), o Sebrae Nacional e a agência de pequenas empresas do Azerbaijão assinaram uma declaração conjunta para apoiar a transição verde de pequenos e médios negócios nos dois países. A ideia do documento, que ainda pode ser assinado por outras organizações internacionais, é conscientizar e incentivar empreendedores a investir em práticas ambientalmente melhores, além de facilitar o acesso a financiamento e tecnologia para isso. Também nesse dia, Rubens Magno participou de um painel sobre bioeconomia, no espaço oficial do governo brasileiro na Conferência do Clima da ONU, onde apresentou o programa Sustenta Inova, um projeto de cooperação que desenvolve e implementa práticas agrícolas sustentáveis para promover o desenvolvimento de cadeias de valor baseadas na bioeconomia. “Já impactamos mais de 10 mil pessoas, ajudando a Amazônia a se desenvolver a partir do amazônida”, afirmou.

Em outra mesa, no estande da Confederação Nacional da Indústria, Rubens destacou  as estratégias usadas para preparar o Pará para a COP 30. “Quem for a Belém vai ver de perto um dos lugares mais extraordinários do mundo e também todo o nosso potencial para negócios sustentáveis”, pontuou. Segundo ele, Belém estará preparada para receber as mais de 60 mil pessoas esperadas para a conferência no ano que vem, não só com infraestrutura, mas também com pessoas capacitadas. “Esse é o verdadeiro legado, as milhares de capacitações que estão sendo feitas, transformando a lógica da nossa cidade para ser a entrada da Amazônia”, completou.


Também em Baku, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, reforçou que a COP 30 vai trazer a visibilidade e a grandeza que o estado merece. “Temos uma possibilidade significativa de mostrar para o mundo todo o trabalho que temos feito com os empreendedores brasileiros”, afirmou. Já o governador do Pará, Helder Barbalho, que também está no Azerbaijão, tem falado sobre como o estado está contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia na Amazônia. “Tendemos a pensar em grandes projetos, mas quem tem feito as primeiras experiências de transformação da riqueza da nossa biodiversidade, na ponta, são os pequenos empreendedores, que unem conhecimentos ancestrais e tecnologia”, afirmou. “Quem é do Pará fica profundamente orgulhoso ao entrar em algum comércio na Europa ou nos Estados Unidos e ver na prateleira um produto feito de açaí, o que já é uma realidade”, completou.

Sobre a COP 30 – Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU),  a Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A expectativa do Sebrae/PA é que toda a mobilização gerada para a preparação da COP 30, em Belém, deixe um legado importante para a capital paraense, consolidando-a como um novo polo receptivo turístico brasileiro. 

Sobre o Sebrae – O Sebrae é uma entidade privada, sem fins lucrativos. Em nível nacional, a instituição existe desde 1972. No Pará, foi criada dois anos depois, em 10 de maio de 1974. Atualmente, o Sebrae/PA está presente em todos os municípios paraenses, por meio de 13 agências regionais, sediadas em municípios polo, e por meio de pontos de atendimento e das Salas do Empreendedor, em parceria com entidades de classe e prefeituras municipais, respectivamente.

Related posts
Business

Importante empresa da Bahia inaugura escritório em São Paulo

2 Mins read
Foco em geração de empregos e desenvolvimento O Grupo Cavalcanti pretende expandir a área de atuação comercial sem abandonar asorigens, buscando contribuir…
Business

CBC e CBVela consolidam parceria com investimento de R$6 milhões para o desenvolvimento da vela brasileira

3 Mins read
Confederação Brasileira de Vela e Comitê Brasileiro de Clubes impulsionam esporte com recursos e estruturação no ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris…
BusinessDestaques

Representação feminina nos conselhos de administração permanece estável em 2024

3 Mins read
Levantamento realizado pela PwC Brasil encomendado pelo 30% Club Brazil revela estabilidade no número de assentos ocupados por mulheres nas companhias do…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.