Por Gustavo Netto
Nos últimos anos, as inovações e novas tecnologias se tornaram pautas prioritárias na agenda corporativa. A pandemia ocasionada pelo Covid-19 provocou mudanças significativas nas companhias, que devido às regras de distanciamento social e medidas preventivas para combater a disseminação do vírus, tiveram que acelerar seus processos de digitalização e passaram a apostar ainda mais em soluções de Inteligência Artificial, Data Science e Computação em Nuvem. Para 2022, o cenário não será diferente, uma vez que os especialistas de TI continuarão antenados nas principais novidades do mercado para impulsionar ainda mais a transformação digital nas empresas.
Para se manterem competitivas, as organizações seguirão impulsionando os investimentos em soluções disruptivas. Uma pesquisa realizada pela fornecedora global de inteligência de mercado, IDC ( International Data Corporation) , apontou que, o investimento em transformação digital deve crescer a uma taxa anual de 15,5% até 2023, atingindo cerca de 6,8 trilhões de dólares. O estudo revela ainda que, em 2022, 70% das empresas já terão intensificado o uso de ferramentas digitais. Mas, afinal, quais serão as principais tendências que dominarão o mercado de tecnologia no próximo ano?
Previsões para o mercado de tecnologia
Após quase dois anos de pandemia, uma das principais lições que marcou este período, foi a importância de fomentar as plataformas digitais. Clientes e companhias ficaram ainda mais conectados nas telas e realizaram boa parte de suas atividades em dispositivos móveis. Neste contexto, o que deve nortear as inovações tecnológicas no próximo ano é a implementação do 5G, prevista para chegar nas capitais do Brasil e no Distrito Federal em 2022, e que promete trazer muito mais velocidade de internet para os sistemas mobile.
Com a quinta geração de internet, o cliente terá uma experiência digital muito melhor, que facilitará, ainda mais, a comunicação com soluções de Inteligência Artificial. Além disso, hábitos que ganharam mais força durante a pandemia como fazer compras online e acessar plataformas de telemedicina, por exemplo, terão maior qualidade com o 5G, provocando o aumento do uso de celulares e tablets. Consequentemente, diante deste cenário, soluções que já fazem parte do nosso cotidiano, como a Internet da Coisas (IoT, do inglês “Internet of Things”), chatbots, comandos de voz e plataformas de realidade aumentada, terão ainda mais aderência.
A aposta em tecnologias de Inteligência Artificial , focadas no atendimento cognitivo e na automação de processos, seguirá em alta. Esse tipo de recurso proporciona às companhias mais qualidade no atendimento ao cliente, aumento da produtividade nas equipes, redução de custos e praticidade/facilidade nos processos internos.
A automação robótica é também outra tendência para os próximos anos, pois contribui para a otimização do atendimento ao consumidor , visto que, por meio da confirmação de dados, os robôs conseguem resolver solicitações de maneira muito mais ágil e simples do que seria feito de forma manual por humanos.
O impacto da pandemia para o futuro do mercado de tecnologia
Como a pandemia modificou integralmente o modo como as pessoas lidam com os dispositivos tecnológicos, os diferentes setores da economia também viram grandes mudanças em seus processos. Para citar alguns exemplos, empresas de logística e varejo passaram a utilizar mais aplicativos e plataformas para definir suas rotas, enquanto instituições de saúde começaram a atender mais à distância. O armazenamento de dados em plataformas baseadas em nuvem também se tornou uma realidade. No entanto, é preciso estar atento aos riscos e garantir que as informações depositadas na nuvem estejam em total segurança.
O fato é que os últimos dois anos reforçaram como a tecnologia é uma grande aliada na otimização de processos e resolução de problemas. A transformação digital já era um caminho sem volta e a pandemia apenas demandou medidas mais céleres nesse sentido. Agora, com 2022 se aproximando, a busca por inovação e recursos tecnológicos disruptivos será a chave para as organizações se manterem atualizadas e com forte poder competitivo no mercado.
Gustavo Netto é Diretor de Vendas da Digisystem , empresa 100% brasileira com 31 anos de experiência em serviços especializados em TI.
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