[radio_player id="1"]
Tecnologia

QUEM SÃO OS EMPREENDEDORES QUE ESTÃO CONSOLIDANDO O CONCEITO DE SMART CITY NO BRASIL?

3 Mins read

POR: Piar Comunicação

As tão faladas cidades inteligentes – ou smart cities, como são conhecidas em inglês – já existem e são exemplos práticos de como a tecnologia, quando aplicada a serviço do bem-estar da população, acelera o desenvolvimento de todo um ecossistema.  Um bom exemplo é Songdo, cidade da Coreia do Sul que aprimorou os sistemas integrados de seus edifícios com monitoramento de energia e alarmes de incêndio e até mesmo gestão de lixo doméstico.

Segundo o relatório “Thinking About Smart Cities”, de Amy Glasmeiera e Susan Christopher, cientistas do Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), já é considerada inevitável a adoção de tecnologias para o desenvolvimento de centros urbanos, portanto, a tendência é que comecem a aparecer mais cidades inteligentes ao redor do mundo em breve.

O Brasil já possui agentes importantes para o desenvolvimento do conceito de smart city. São Paulo encabeça o ranking brasileiro de cidades inteligentes, seguido por Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. A maior parte do investimento em tecnologia é destinado ao transporte público, reflexo de problemas graves de mobilidade urbana que esses locais enfrentam.

Confira a lista de importantes agentes que estão lutando para transformar a rotina dos brasileiros com tecnologia e prometem consolidar o conceito de cidades inteligentes:

Tania Gomes – Ibrawork

Head de Inovação do hub de open innovation Ibrawork, Tania é especializada em fomentar o ecossistema de startups, especialmente aquelas com compromisso social, ambiental e de boas práticas. Seu currículo é focado no incentivo à inovação e na descoberta de startups que vão transformar grandes centros urbanos e torná-los mais inteligentes. A executiva está, atualmente, no comando do projeto Mercadão for Startups, do Ibrawork, o qual está selecionando as mais inovadoras startups para transformar um dos símbolos de São Paulo e torná-lo mais inteligente. O projeto é o pontapé inicial para a consolidação de mudanças importantes que irão transformar a maior cidade da América Latina em uma smart city.

Rodrigo Petroni – UPM2

Rodrigo von Uslar Petroni é CEO e cofundador da UPM2, startup paulista que desenvolve tecnologias disruptivas para smart cities. Há um ano, sua startup lançou o Super Aplicativo SP Pass, que resolve os problemas de mobilidade urbana enfrentados pelos paulistanos. Através do aplicativo, é possível pagar passagem de ônibus através de um QR Code, recarregar o bilhete único, entender como funciona todo o sistema de mobilidade urbana de São Paulo, simular os melhores caminhos e saber onde há pontos de transportes alternativos, como bicicletas.

Nicolaos Theodorakis – Noah Tech

Nicolaos é sócio fundador da Noah, construtech especializada em construções em madeira. Empreendedor do Mercado Imobiliário e Financeiro há 10 anos com foco no mercado residencial de alto padrão, fundou a Noah com o propósito de transformar o mercado de construção civil no Brasil com uma tecnologia que garante mais escalabilidade a partir de processos inovadores e previsibilidade no mercado de construção. A tecnologia permite uma redução considerável do tempo gasto no canteiro de obras, o que, em larga escala, traz benefícios de bem estar e mobilidade ao redor de construções. A partir do Wood Building Design, combinação da fabricação digital com a madeira engenheirada, o foco de Nicolaos é tornar intrínseco o conceito de descarbonização no mercado imobiliário através das construções em madeira.

Guiarruda – Vertown

Guiarruda é CEO da Vertown, uma startup de tecnologia que possui software que integra e centraliza toda a gestão de cadeia de resíduos e conformidade ambiental, com capacidade de administração consciente e sustentável de todos os materiais em diferentes momentos da cadeia produtiva. Por meio de sua plataforma, as empresas conseguem acompanhar toda a rastreabilidade de seus resíduos, estar compliance com a legislação utilizando tecnologias de blockchain e inteligência artificial para gerar melhorias em todo esse processo e auxiliar os clientes a reportar os principais indicadores de ESG, entre outros pontos.

Related posts
Tecnologia

Eficiência Corporativa como a Inteligência Artificial

2 Mins read
Transforme processos e potencialize os resultados empresariais Você já se perguntou como seria ter processos operacionais mais ágeis, capazes de identificar gargalos…
FinançasTecnologia

 Como a tecnologia ajuda a sua empresa identificar sinais precoces de dificuldades financeiras

3 Mins read
*Por Nelson Bastos  Nos últimos anos, a inadimplência se tornou um fenômeno cada vez mais complexo, impulsionado por fatores econômicos, sociais e…
Tecnologia

Competição lançada por BlinkPlanet para criadores de ativos digitais pode dar até 365 mil dólares em prêmios

1 Mins read
Dez grupos de artistas, desenvolvedores e lançadores receberão aportes da empresa A BlinkPlanet, plataforma internacional que integra artistas, desenvolvedores e especialistas em tecnologia…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.