POR: André Vilar – NBPRESS
Guardar dinheiro para alcançar algum objetivo é desejo de grande parte dos brasileiros, mas essa tarefa nem sempre é fácil. Ainda que seis em cada dez pessoas (59%) desejem poupar mais em 2021, um quarto da população (24%) admite que não conseguirá guardar um centavo neste ano, de acordo com dados do IBGE. Mais do que estabelecer metas, é preciso encontrar formas que possibilitem poupar pequenas quantias por semana até atingir os resultados esperados. Uma alternativa viável que começa a ganhar corpo no mercado brasileiro é a poupança por assinatura, uma modalidade que permite guardar valores dentro de um objetivo específico. Quer saber mais por que ela é importante? Confira cinco motivos:
1 – É mais fácil guardar o dinheiro
Uma das maiores dificuldades das pessoas em poupar é justamente conseguir guardar dinheiro no fim do mês. Entre gastos desnecessários, como aquele cafezinho a mais no fim de semana, e imprevistos, sobra bem menos do que o planejado inicialmente – e a poupança sempre fica para depois. A vantagem da poupança por assinatura é justamente debitar pequenas quantias semanais na própria fatura do cartão de crédito. Ou seja, basta informar o valor semanal e o próprio sistema faz esse depósito para o usuário.
2 – Todo o processo é digital
A digitalização de todo o processo, aliás, é outro motivo bastante interessante para adotar a poupança por assinatura. Tudo é feito pela plataforma on-line: desde o repasse das informações necessárias até a gestão da conta – além, é claro, do débito na fatura do cartão. O usuário simplesmente pode ficar despreocupado que toda semana a quantia vai ser incluída na sua conta. Bem diferente da poupança tradicional, em que é preciso utilizar o internet banking ou até fazer depósito no caixa eletrônico em muitos casos.
3 – Pode resgatar o valor a qualquer hora
Mesmo um bom planejamento não está imune a imprevistos e, em alguns casos, o usuário pode optar pelo resgate para cobrir alguma despesa inesperada. No caso da poupança por assinatura, basta clicar em um botão na plataforma para receber todo o dinheiro de volta em sua conta corrente em até 24 horas. É um procedimento que pode ser feito em qualquer momento. Depois, basta recomeçar a poupança quando tudo se normalizar.
4 – Gestão da conta é acessível
Não é preciso ser um expert no mercado financeiro para conseguir administrar a conta de sua poupança por assinatura. As melhores fintechs do segmento desenham suas soluções com foco exclusivamente na experiência do consumidor. Ou seja, permitem que a gestão da conta seja algo simples e intuitivo. Com poucos cliques, é possível visualizar saldo, fazer novos depósitos via PIX ou TED (para quem deseja incrementar mais a poupança), entrar em contato com a equipe de suporte e resgatar o dinheiro.
5 – Faça seu dinheiro render e acumule milhas no cartão
A poupança por assinatura não é apenas uma forma de guardar um valor da renda mensal do usuário. Trata-se também de um investimento: o dinheiro rende 100% de CDI, uma espécie de renda fixa. Aliás, rende bem mais do que a poupança tradicional, garantindo um retorno melhor à pessoa. O fato de o valor mensal ser debitado diretamente na fatura do cartão também traz benefício para quem participa de programa de milhas: cada transação vai acumular pontos que podem ser trocados por passagens aéreas.
*André Vilar é cofundador da Monis, poupança por assinatura via cartão de crédito – monis@nbpress.com
Sobre a Monis
A missão da Monis é ajudar os brasileiros a pouparem dinheiro para conquistar seus sonhos. O sistema da Monis é uma assinatura semanal, debitada diretamente do cartão de crédito, é só escolher o quanto quer guardar por semana e qual o seu grande sonho. Para mais informações acesse: www.monis.com.br