- Lucro antes de impostos chegou à casa dos € 16 bilhões
- Em 2021, 2.521.514 unidades foram entregues, das quais 13% foram veículos eletrificados
POR: JeffreyGroup
Em um ambiente desafiador, o BMW Group encerrou o ano fiscal de 2021 cumprindo suas metas conforme previsto. A fabricante premium conseguiu aumentar significativamente a receita e o lucro líquido do Grupo em relação ao ano anterior. Efeitos de valorização e reversões contribuíram para esse crescimento. O BMW Group também atendeu às altas expectativas para suas metas não financeiras: por exemplo, a porcentagem do total de entregas de veículos eletrificados aumentou significativamente para 13%.
“O ano passado dá evidências claras de que uma transformação bem-sucedida dá frutos. Os fortes ganhos que alcançamos no ano financeiro de 2021 são o resultado de nossa estratégia consistente — com os produtos certos na hora certa”, disse Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Este sucesso também se deve aos nossos colaboradores, e eu gostaria de agradecê-los especialmente por seu trabalho duro e sua paixão. Juntos, estamos demonstrando que a transformação ousada e o sucesso econômico andam de mãos dadas na BMW.”
O BMW Group encerrou o ano financeiro de 2021 com recordes históricos de faturamento, ganhos e lucro líquido — todos significativamente maiores. As entregas aumentaram 8,4%, para 2.521.514 unidades, das quais 13% foram veículos eletrificados (328.314 unidades/+70,4% na comparação com o ano anterior).
As receitas do grupo subiram para € 111,239 bilhões (ano anterior: € 98,990 bilhões/+12,4%). Com uma porcentagem maior de veículos de alta receita, o BMW Group se beneficiou dos efeitos positivos do mix de produtos e do posicionamento de preços — tanto para a venda de veículos novos quanto para a revenda de veículos em fim de locação.
O BMW Group reportou receita antes do resultado financeiro para o ano inteiro de € 13,400 bilhões (ano anterior: € 4,830 bilhões/ +177,4%). O lucro antes de impostos também teve um forte aumento, atingindo um recorde histórico de € 16,060 bilhões (ano anterior: € 5,222 bilhões/+207,5%). Um efeito positivo de cerca de € 1 bilhão foi resultado da reversão parcial da provisão para os processos antitruste da Comissão Europeia, após a conclusão no segundo trimestre.
O lucro líquido do grupo também atingiu um novo recorde histórico de € 12,463 bilhões (ano anterior: € 3,857 bilhões/+223,1%).
Segmento de Serviços Financeiros oferece alta contribuição para ganhos
O Segmento de Serviços Financeiros também se beneficiou da alta demanda por veículos premium novos e usados. O número de novos contratos de varejo com clientes atingiu 1.956.514 no ano (ano anterior: 1.845.271/ +6%). A carteira total de 5.577.011 contratos no varejo ao final de 2021 ficou em pé de igualdade com o ano anterior (ano anterior: 5.591.799 contratos /-0,3%).
As receitas no Segmento de Serviços Financeiros aumentaram significativamente para € 32,867 bilhões (ano anterior: € 30,044 bilhões/ +9,4%) em 2021. O lucro antes de impostos no Segmento de Serviços Financeiros totalizou € 3,753 bilhões (ano anterior: € 1,725 bilhões/ +117,6%) e, portanto, também significativamente superiores ao ano anterior. O aumento nas receitas e lucros resultou principalmente de maiores receitas de veículos em fim de locação devido à evolução positiva dos preços nos mercados de carros usados. A necessidade de ajustes de valor para riscos de crédito permaneceu baixa — o que teve um efeito positivo adicional nos resultados.
BMW Motorrad com forte crescimento em receitas e lucros
A BMW Motorrad entregou 194.261 unidades (ano anterior: 169.272/ +14,8%) a clientes em 2021. O segmento registrou receita de € 2,748 bilhões (ano anterior: € 2,284 bilhões/ +20,3%) e um lucro antes dos resultados financeiros (EBIT) de € 227 milhões (ano anterior: € 103 milhões/ +120,4%). A margem EBIT ficou em 8,3% (ano anterior: 4,5%/ +3,8 pontos percentuais) e, portanto, está dentro da faixa de orientação de 8-10%.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
O release completo, em inglês, pode ser acessado neste link.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.