POR: Engenharia de Comunicação
A transformação digital tem sido uma grande aliada do setor gastronômico, principalmente neste momento de pandemia, onde é preciso reduzir custos e fortalecer o caixa em busca de superação e crescimento.
Além disso, com a tecnologia é possível automatizar processos, focando na atividade-fim, e com isso ganhar qualidade. Também é possível entender melhor o cliente, atender suas demandas mais urgentes e até mesmo criar tendências baseadas nos seus gostos.
Um exemplo vem da Batata Dipz, com lojas na grande São Paulo e em São José do Rio Preto (SP). A rede utiliza há cerca de 18 meses um sistema que trouxe inúmeras vantagens ao empreendimento, como a redução no custo dos produtos e, consequentemente, ganho em competitividade de preços no mercado.
“Temos mais controle sobre as operações, levantamos dados de maneira mais rápida e assertiva. Fizemos um projeto interno de redução de CMV (Custo de Mercadoria Vendida), que só foi possível graças ao uso de tecnologia. Conseguimos derrubar nossos preços em 3%, apenas apurando os números, controlando desperdícios e erros de posicionamento”, explica Luiz Augusto Fochi Golin, fundador, sócio e diretor da rede.
Operacionalmente isso foi possível porque a tecnologia proporciona maior controle dos insumos, desde o recebimento de mercadoria, inventário, até a saída, e com isso realiza os cálculos de custos, tudo por meio de uma interface simplificada e amigável.
Eduardo Ferreira, da ACOM Sistemas
“Com isso ganhamos também agilidade, pois podemos acessá-la em qualquer computador, em qualquer lugar do mundo. A navegação é por abas, bastante intuitiva e similar a dos navegadores web. Rapidamente e com menos cliques as rotinas financeiras são automatizadas, como conciliação bancária e conciliação de recebíveis de cartões. Antes demorávamos dois dias para concluir essas tarefas referentes a um final de semana, e com o EVEREST passamos a fazê-las em meio período”, conta o fundador da rede Dipz.