Criada como alternativa aos impactos da pandemia no setor alimentício, startup chega a R$ 35 milhões em valor de mercado e projeta 500 unidades com as novas aquisições
POR: Mercado da Comunicação
A startup Peggô, de minimercados com autoatendimento indoor para condomínios residenciais, prédios corporativos e grandes indústrias, anuncia uma nova etapa em seu processo de expansão. Criada em 2021 como alternativa aos empresários do setor alimentício diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a marca acaba de adquirir cinco concorrentes, que passam a fazer parte da sua rede, que conta atualmente com 50 unidades em oito estados. Com as novas aquisições, a expectativa é fechar o ano com 500 unidades e um faturamento superior a R$ 15 milhões. Além disso, tem como meta chegar a todo território nacional até o fim de 2023.
Franqueadora desde janeiro, a Peggô expande com dois modelos de negócios: a Master e a Smart. “Somos a primeira empresa do Brasil a criar um modelo de franquia individual no segmento de mercado autônomo. E agora compramos concorrentes que possuem menos de 50 unidades para ampliarmos nosso alcance”, destaca o sócio-fundador Daniel Sant Anna.
Liderada por Daniel Sant Anna, empresário com 20 anos de experiência no ramo do varejo, e Paulo Gil, sócio da AAE Metalpartes e da Separar Produtos, a startup tem como diferenciais em relação às lojas de conveniência ou mercadinhos tradicionais a velocidade, praticidade e dinamismo no atendimento, da montagem da operação ao consumidor final, e um mix de até 1200 produtos de qualidade e selos premium. “Enquanto a média do mercado é da instalação da operação em um mês, realizamos o projeto em apenas dois dias”, completa Sant Anna, apontando um dos motivos para o crescimento em tão pouco tempo.
Marca companheira
Daniel explica que a Peggô oferece soluções práticas, seguras e com excelente custo-benefício. A ideia é levar uma experiência diferenciada por meio de um modelo de negócio baseado na confiança mútua e na praticidade do autoatendimento, sem perder o foco no suporte ao cliente e na construção de uma “marca companheira”.
“Os condomínios não precisam desembolsar qualquer valor para adquirir a loja, não há necessidade de obras, o consumo de energia elétrica é de responsabilidade da Peggô, há valorização do empreendimento e ainda lucram com as vendas. Basta ter um espaço mínimo disponível com um ponto de energia”, conta.
O modelo de negócio integra mercado de autoatendimento, produtos de alta qualidade, tecnologia, abastecimento periódico e comodidade aos moradores. Além disso, disponibiliza a tecnologia Self Check-Out, com mini totem de autoatendimento para facilitar os pagamentos. “O morador pode ainda consultar o estoque dos produtos e os preços a qualquer hora, na palma da mão, com o nosso app, além de receber promoções e cupons”, finaliza.
Propostas de fundos de investimentos
O curto período de atividade não tem sido empecilho para o crescimento do negócio, que, com sua proposta inovadora, atraiu propostas de fundos de investimentos. Atualmente, a startup é avaliada no mercado em R$ 35 milhões. “Estamos estudando propostas, mas vamos focar primeiramente na ampliação do nosso Centro de Distribuição, novos pontos e, principalmente, em tecnologia e na expansão. Pretendemos ainda adquirir, pelo menos, mais 10 marcas até o fim de 2023”, revela Sant Anna.
– RAIO-X DA FRANQUIA (Modelo Smart):
Investimento inicial por ponto: R$ 30 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 20 meses
Faturamento médio mensal estimado (franqueado): R$ 17 mil
Taxa de lucro: 12,5%
Royalties: 6%
Capital de giro por ponto: R$10 mil
Taxa de publicidade: não tem
– RAIO-X DA FRANQUIA (Modelo Master ):
Investimento inicial por ponto: R$ 30 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 15 meses
Faturamento médio mensal estimado (franqueado): R$ 68 mil
Taxa de lucro: 15%
Royalties: 6%
Capital de giro por ponto: R$ 10 mil
Taxa de publicidade: não tem