Maior rede de varejo de produtos de limpeza do Brasil atinge mais de 470 parceiros, ultrapassa R$200 milhões em faturamento e mira expansão na América Latina
São Paulo, 17 de janeiro de 2025 – A Unishop, rede de varejo autorizada da Start Química e parte do Grupo Lima & Pergher, encerrou 2024 com resultados destacados no cenário da indústria nacional, consolidando-se como a maior rede de produtos de limpeza do Brasil. Com a marca superando mais de 470 parceiros e uma previsão de R$200 milhões em receita total movimentada, a Unishop se reafirmou como player inovador e referência em modelo de negócio, suporte aos lojistas e expansão estratégica.
Em um ano de 2024 marcado por conquistas significativas, a Unishop expandiu sua presença para 45 lojas no litoral, refletindo um aumento de 28,88% em relação ao ano anterior. Este crescimento notável demonstra a confiança dos empreendedores no modelo de negócios da Unishop, que combina flexibilidade, suporte contínuo e um portfólio diversificado de mais de 2.000 produtos de limpeza e higienização.
“Considero o último ano transformador para a Unishop. E queremos ir além. Nosso crescimento não apenas reflete a demanda constante por soluções de limpeza de alta performance, mas também a confiança que nossos parceiros depositam em nosso modelo de negócio inovador,” afirma Vinicius Meneguin, gerente de expansão da Unishop. “Estamos entusiasmados com a chegada a 450 lojas e ansiosos para levar nossa expertise para novos mercados, como a América Latina”, adianta Vinicius.
Impacto econômico e presença estratégica
Com 87 lojas em Minas Gerais, representando mais de 20% da rede e contribuindo com 40% do faturamento, o estado se destaca como um pilar estratégico para a Unishop. A cidade de Uberlândia, berço da Start Química – um verdadeiro pilar no setor de produtos de limpeza no Brasil, com uma receita anual de mais de R$ 15 bilhões e produtos de muito sucesso como Azulim e Tuff – abriga 34 lojas, liderando em faturamento, representatividade dentro da Rede e, claro, reafirmando a importância estratégica da região para a empresa.
Mas se o “berço” é estadual, a atuação atravessa e bastante essas fronteiras. A rede conta com lojas em 27 estados brasileiros e está cada vez mais presente no interior. “Nosso modelo de negócio adaptável facilita a presença em cidades menores ou distantes das capitais. Queremos crescer cada vez mais para o Brasil todo, mas a médio prazo estamos priorizando a região Sudeste, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”.
Expansão internacional: América Latina no horizonte
Com planos robustos para internacionalização, a Unishop está analisando mercados na América Latina que apresentam perfil ideal para a expansão. Estudos internos sobre logística, preço e marketing regional estão em andamento, posicionando a Unishop para uma entrada estratégica em novos territórios.
“Esses estudos vão nos ajudar a traçar um caminho assertivo de início como fizemos aqui no Brasil. Estamos com ótimas expectativas”, comenta Meneghin.
Investimentos em infraestrutura e sustentabilidade
Expansão dos negócios é sinônimo de expansão também na produção. A Unishop investiu este ano na construção de um novo complexo fabril de 250.000 m², aumentando significativamente sua capacidade de produção. Este investimento permite à rede oferecer mais de 2.500 SKUs do portfólio, com condições comerciais ainda mais competitivas.
“Além desse crescimento em estrutura física, a Unishop se preocupa muito com a sustentabilidade, alinhando-se às práticas de ESG em toda a sua cadeia de produtos e do negócio, oferecendo produtos ecológicos que atendem às expectativas de consumidores conscientes. Esse pilar é fundamental para nós. Crescer sim, mas da mentira correta”, diz Vinicius.
Empregos e impacto social
Com mais de 1.200 empregos diretos e indiretos gerados, a Rede Unishop contribui significativamente para a economia local e nacional. A criação de empregos reflete o crescimento sustentável e o impacto positivo da Unishop nas comunidades onde atua.
Inovação e suporte ao empreendedorismo
O modelo de negócios da Unishop, descrito como “melhor que franquia”, continua a atrair empreendedores que buscam flexibilidade e menor risco. Sem taxas, royalties, mensalidade e multa, a Rede Unishop oferece suporte completo, incluindo treinamentos presenciais e online, campanhas de marketing e condições comerciais exclusivas para a compra de produtos.
“Nosso modelo oferece suporte completo aos lojistas, sem cobrança de taxas ou royalties. Proporcionamos treinamento presencial e online, suporte de marketing com campanhas mensais e materiais para PDV, parcerias com fornecedores homologados, além de condições comerciais exclusivas para a compra de produtos. Esse apoio integral fortalece nossos parceiros e viabiliza seu sucesso,” explica Meneguin.
Perspectivas para 2025
A Unishop projeta um crescimento de 20% na receita e a expansão para 700 lojas até o final de 2025. Com um portfólio diversificado e uma estratégia focada em mercados estratégicos, a Rede está preparada para continuar sua trajetória de expansão e inovação no setor de produtos de limpeza.
Novas apostas para o próximo ano: de olho no mercado de piscinas
A Unishop anunciou recentemente suas novas linhas de produtos para 2025: Aquapool, especializada no tratamento de águas de piscina, e Indy Studio, renovada para elevar ainda mais os padrões de qualidade no segmento automotivo.
“Nossa grande aposta está na linha Aquapool, especializada no tratamento de águas de piscina, e na Indy Studio, que chega renovada para elevar ainda mais esses padrões de qualidade. Com um dos melhores custos-benefícios do mercado, estamos prontos para atender o segundo maior mercado de piscinas do mundo, repleto de imenso potencial de crescimento.“ acrescenta Meneguin.
Sobre a Unishop
A Unishop é a maior rede de varejo autorizada da Start Química, líder no mercado de produtos de limpeza no Brasil. Parte do Grupo Lima & Pergher, a Rede Unishop está presente em 310 municípios e 25 estados e DF, oferecendo soluções de alta qualidade para pequenos negócios e consumidores residenciais. Com foco em inovação, suporte técnico e sustentabilidade, a Unishop continua a expandir sua presença nacional e internacionalmente.
Sobre a Start Química
Fundada em Uberlândia pelo engenheiro Fábio Pergher em setembro de 1987, a Start Química é um pilar no setor de produtos de limpeza no Brasil, com uma receita anual de mais de R$ 15 bilhões. Atuando em diversos setores, incluindo laticínios, frigoríficos, mineradoras, indústrias alimentícias, clubes, condomínios, hotéis, motéis, lavanderias, hospitais, restaurantes, escritórios, residências, além das linhas automotiva e agropecuária, a Start Química é reconhecida por sua versatilidade e excelência no mercado. Com forte aposta em ESG, a holding recebeu certificações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Para mais informações, visite:
www.redeunishop.com.br
Instagram
LinkedIn
Start Química – Inovando Sempre