O faturamento do setor de Franquias no primeiro trimestre de 2021 teve uma queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de R$ 41,537 bilhões para R$ 39,881 bilhões. Por outro lado, houve crescimento de 3,3% de novas unidades em operação, contra 2,3% em 2020. Segundo estudo da ABF (Associação Brasileira de Franchising) nos últimos 12 meses, até março deste ano, a receita ficou mais acentuada com a redução do faturamento na ordem de 11,4%.
O setor de Beleza, Estética, Saúde e Bem-estar mostrou sua evolução e sua resiliência, ficando em segundo lugar, com 12,7% de alta, apenas atrás do segmento de Casa e Construção, com crescimento de 36,5%, e seguido por Limpeza e Conservação, com 6,6%.
O PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, que surpreendeu o mundo com alta de 1,2%, e a quebra de recorde de vendas no Varejo em abril e maio, pode dar esperança aos empreendedores junto com a vacinação que será importante para a Economia tomar o rumo da prosperidade. Para se ter ideia, no mês de maio, as vendas do varejo apresentaram aumento de 21%, na comparação do mesmo período no ano passado, recorde da série história iniciada em 1989. As regiões Norte e Nordeste apresentaram evolução nas vendas, totalizando 27,1% e 30,3%, respectivamente.
Número justificados
A pandemia da novo Coronavírus fez com que as pessoas ficassem mais em casa, tanto pelo próprio isolamento, como pelo trabalho remoto. E estes são os principais fatores que levam ao crescimento do segmento de Casa e Construção. Isso beneficia o franchising em duas pontas: tanto do consumidor, que tem comprado mais para reformas domésticas; como dos investidores, que perceberam este crescimento e aplicam seu dinheiro em um negócio do nicho.
Já os segmentos de Limpeza e conservação, e Saúde, Beleza e Bem-estar estão diretamente ligados às necessidades de cuidados pessoais e higienização por conta da Covid-19. Mesmo com unidades fechadas por cinco meses em 2020, o franchising nacional fechou com alta na receita em torno de 6,8% em relação a 2019.
Conforme os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiense Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), segmento manteve faturamento médio 8% na última década. Já a consultoria Euromonitor apontou que o setor possa crescer 4,5% até o final deste ano.
Grandes redes de beleza crescem e expandem para Norte e Nordeste
Os números apontados até aqui mostram, e justificam, o porquê de as regiões Norte e Nordeste serem as ‘queridinhas’ das expansões das redes de franquias. Em 2020, segundo dados da ABF, o franchising faturou mais de R$ 24 bilhões apenas no Nordeste, que já contava mais de 25 mil unidades, e mais de 23% delas no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Isso favorece ainda mais a aposta das redes deste segmento na busca por novos negócios.
Em 2020, quando a multinacional completou dez anos de investimentos no Brasil, a rede modificou completamente seus modelos de negócios. Primeiro, um engajamento de toda a rede através das relações digitais para recuperação das vendas comprometidas pelo isolamento social e lockdown.
A rede, que está fazendo a mudança da tecnologia da luz pulsada intensa para o laser, traz duas modalidades de negócios que englobam um investimento de € 2 milhões para a inovação Sun&Safe, exclusiva no mundo, e um mix de quatro lasers para a unidade premium que segue todo o conceito arquitetônico e marketing sensorial europeu. A primeira unidade foi inaugurada em Juiz de Fora, no mês de abril.
A partir de agora, o interessado pode escolher a modalidade Sun&Safe ou Premium, cujos investimentos iniciais são R$175 mil e R$375 mil, respectivamente, Outro diferencial da rede, segundo o CEO da rede no Brasil, José Rocco, são as taxas de royalties e Publicidade fixas sem variação de porcentagem em relação ao faturamento.
Outro investimento importante para melhorar o treinamento de quem estão na ponta do negócio foi a criação da Universidade Não+Pelo em parceria com a plataforma Benkyou. Assim sendo, os treinamentos passaram a ser mais constantes e, agora, que a rede inicia uma reciclagem de tecnologia, faz-se mais necessário para as vendas.
Por meio dela, os treinamentos, desempenhos das lojas e uma gestão mais eficaz ajudou a rede a superar em 20% a intenção de comercialização de novas unidades em 2020.
Até o início de agosto, a Não+Pelo terá inaugurado oito unidades. As próximas três serão no Maranhão, nas cidades de Santa Inês e Bacabal, e no Pará, em Castanhal. Antes, a multinacional abriu unidades em Ananideua e Belém, ambas no Pará. No início de 2020, a primeira unidade foi aberta em Teresina (PI).
Maior e principal rede de esmalteria do Brasil segue em uma ascensão impressionante. Criada em 2017, mesmo ano que entrou para o franchsing, a marca surgiu justamente por diferenciais que o mercado de cuidado com as unhas não tinha. E isso já foi mais do que suficiente para que a rede evoluísse com velocidade.
Com mais de 70 unidades por todo o País, a Unhas Cariocas se tornou a principal referência em esmalteria brasileira porque oferece um tratamento com produto próprio, e sem uso do alicate, que não apenas ajuda no processo de limpeza das unhas, mas oferece cuidado com as mãos e dedos. Além disso, a marca comercializa próprios para clientes, tanto nas unidades como pelo e-commerce.
Com previsão de lançamento de sua fábrica até o mês de julho, a Unhas Cariocas projeta aumentar seu faturamento incluindo seu plano de expansão para a região Nordeste do país, onde acumula cinco unidade em operação e pretende terminar o ano de 2021 com o dobro de franquias.
Segundo o CEO da Unhas Cariocas, Maurício Cesar, expandir no Nordeste tem relação direta com a aceitação local do seu negócio. “Já tínhamos a região planejada em nosso, mas a receptividade acima das expectativas nos fez antecipar o crescimento no Nordeste. Neste ano, já inauguramos em Recife (PE) e estamos prestes a abrir mais duas unidades, em Maceio (AL) e Fortaleza (CE). Até o final de 2021 pretendemos ter 10 unidades na região Nordeste”, comenta e projeta Maurício.