Referência internacional na realização de cirurgias plásticas, o Brasil é o segundo país com mais procura pelos procedimentos – perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Uma das operações mais procuradas pelos pacientes é a rinoplastia, popularmente conhecida como “plástica no nariz”. Esse procedimento, porém, vai além da estética e serve para a correção de distúrbios funcionais.
Dados da ISAPS dão conta que foram feitas 87.879 somente no ano de 2020 no Brasil, dando ao país a liderança nesse tipo de cirurgia. “Evitar o descontentamento com a aparência é a principal das causas para a realização de uma rinoplastia e a cirurgia vai ser indicada naqueles casos de narizes muito grandes, narizes com a chamada giba, que é a protuberância no dorso do nariz, narizes largos, com a ponta globosa entre outras características”, explica o médico otorrinolaringologista Matheus Rios.
Entre os idosos insatisfeitos com a aparência do nariz, a cirurgia ajuda a corrigir alguns efeitos da maturidade, segundo o especialista. “Com o avançar da idade é comum a redução da produção de colágeno pelo organismo, o que, em muitos casos, leva à queda da ponta nasal e à ocorrência de características indesejáveis, como pinçamento da válvula nasal e aspectos que podem causar descontentamento”, descreve.
Apesar de muito atribuída à vaidade, a rinoplastia também desempenha outros papéis, como a reparação pós-trauma. “Os acidentes que acometem a face e o nariz podem necessitar de correção cirúrgica, principalmente naqueles casos em que ocorrem tortuosidades importantes e acentuadas no nariz, com comprometimento estético, às vezes até funcional, associado”, destaca o médico Matheus Rios.
Pacientes com lábio leporino também costumam receber indicação de rinoplastia reparadora, segundo o otorrinolaringologista. “Também chamada de fenda lábio-palatina é uma alteração congênita, ou seja, a pessoa nasce com essa característica. Em graus que acometem a asa nasal ou outra estrutura do nariz pode ter indicação de tratamento com a rinoplastia na vida adulta, na maioria dos casos”, esclarece.
Queixa ainda mais comum nos consultórios de otorrinolaringologistas, a sinusite, por vezes, pode ser amenizada com a ajuda da rinoplastia. “A cirurgia pode, em alguns casos, ser indicada somente para correção de distúrbios funcionais. Mas também pode ser associado o procedimento estético ao procedimento funcional no caso uma rinosseptoplastia, nesses casos quando há presença de desvio de septo. O desvio de septo pode ou não estar associado à sinusite de repetição”, explica o médico Matheus Rios.
Citação: “Além da indicação estética para a rinoplastia, também há o intuito funcional para essa cirurgia. A cirurgia pode, em alguns casos, ser indicada somente para correção de distúrbios funcionais”.