[radio_player id="1"]
Novidades S/A

“Rio de Janeiro ganhará 60 smart lockers até o final de julho”, anuncia CEO da Clique e Retire em palestra no Intelipost Connection

3 Mins read
Mecanismo facilitará e reduzirá o tempo de entregas, além de ser um método de prevenção de sinistros em entregas para áreas de risco e restrição

POR: Lucas Nascimento – Vinicius Cordoni 

O Intelipost Connection, evento que aconteceu nesta terça, 18, no Bourbon Convention Ibirapuera Hotel em São Paulo, voltado ao mercado de e-commerce e varejo, é uma aposta para integrar os maiores embarcadores do mercado. O evento é responsável por promover o compartilhamento das principais tendências sobre entregas e operações de e-commerce, cross border e omnichannel, além das últimas inovações tecnológicas focadas em logística.

Durante a conferência, um dos temas abordados foi: “Smart Lockers: como utilizar para otimizar a experiência de entrega” que apresentou os terminais inteligentes de autoatendimento, solução disruptiva de logística. Os palestrantes Christian Secci Co-Founder, CEO do Pakpobox e Márcio Artiaga, CEO e Fundador do Clique & Retire trouxeram o panorama de transformação no mercado de entregas unindo praticidade e segurança.

Os Smart Lockers são um sistema de armários que podem acomodar pacotes de diferentes tamanhos. Normalmente é uma unidade modular que possui 42 armários, acessíveis 24 horas por dia dependendo do local onde foi instalado. Ao redor do mundo, o serviço apresenta crescimento e se torna tendência.

De acordo com uma pesquisa da Palpobox apresentada por Secci, na Ásia, 32% das pessoas prefeririam ir a algum local, até mesmo em lojas físicas, retirar suas compras feitas online em vez de aguardar o prazo de entrega. Já no mercado global, 38% dos consumidores deixam de comprar se tiverem uma experiência negativa com suas entregas, enquanto 45% deixam de comprar online por não ter sistemas de entrega compatíveis com suas preferências, mas, em contrapartida, 87% voltam a comprar após uma experiência positiva.

Para isso, algumas barreiras ainda precisam ser ultrapassadas. Por exemplo no Brasil, ainda existem muitas áreas de risco para entregas. Em outro painel do evento, o professor e pesquisador do Insper, André Duarte, contou que 22% da população das grandes cidades vivem em favelas, o que representa 13 milhões de pessoas que movimentam aproximadamente R$ 23 bilhões no mercado por ano. “Não podemos deixar esse público desamparado”, comenta Márcio.

No Rio de Janeiro, por exemplo, 47% da população têm algum tipo de restrição nas entregas. Isso prejudica a indústria varejista pois muitas vezes o consumidor efetua a compra online, mas nunca recebe os produtos, o que gera uma demanda e custos ainda maiores para os varejistas. A solução, segundo Martiaga, é a implementação dos “Lockers” em grande escala na cidade toda.

“O cliente fará a compra online e selecionará o Smart Locker mais próximo de sua residência. Com isso, a loja entregará o produto em um destes dispositivos. Então, o consumidor receberá um QR CODE que abrirá essa porta para que ele retire seu produto”, explica.

Além disso, o empresário revelou aos participantes que nos próximos 60 dias, todas as 43 plataformas de metrô do Rio de Janeiro terão um sistema de Smart Locker da Clique e Retire instalado. A primeira fase de instalações começa nesta quarta, dia 19. “Isso irá revolucionar o varejo”, comemorou.

Márcio prevê que serão novos mil aparelhos em funcionamento no Brasil inteiro em dois anos. Além disso, a implementação deste tipo de entrega não faz aumentar o custo para o consumidor e nem para o lojista. Além disso, a inovação é favorável para as questões de logística reversa, que é quando o cliente precisa devolver o produto para a loja.

“Normalmente é um stress para o consumidor ter que levar os produtos até os Correios, com suas regras e limitações de horário. Com o Smart Locker é só deixar no armário (hub) e pronto. A gente também quer ganhar o usuário na política de logística reversa, que precisa ser mais inteligente, inclusiva, eficiente e ágil”, diz Christian. “Terminais inteligentes de autoatendimento conseguem reduzir a desistência da compra online em todas as frentes”, complementa.

A solução ainda é inédita no Brasil, mas a empresa traz a expertise de uma aliança estratégica com a Pakpobox, uma das maiores fornecedoras de serviços e redes de terminais inteligentes de autoatendimento do mundo. “Diminuir os custos do varejo e aumentar a satisfação do consumidor é o nosso foco. Temos este propósito e queremos gerar impacto”, finaliza Artiaga.

Sobre a Intelipost

Líder no segmento de tecnologia para gestão de transporte na cloud, integra, de maneira inteligente, embarcadores e transportadoras, proporcionando uma visão completa das entregas, gerando uma média de mais de 300 milhões de cálculos de frete ao mês.

Entre as suas soluções, destacam-se as de cálculo de frete, gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas e reembolso dos Correios, além de oferecer também ferramentas de business intelligence e serviços de consultoria em logística.

Related posts
InformaçõesNovidades S/A

Equipe Dakila investiga pegadas gigantes na Amazônia: dinossauros ressuscitados?

2 Mins read
A floresta amazônica, conhecida por sua biodiversidade incomparável, guarda segredos ainda por serem desvendados. Em uma de suas expedições pela região, a…
Novidades S/A

Emagrecimento Quântico foi tema do Saúde e Você do último domingo na Band Tv

1 Mins read
Sempre com assuntos importantes e pertinentes sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, o programa Saúde e Você apresentado pela Biomédica e…
Novidades S/A

Histórias de Sucesso: Empresária Mirella Pini conta trajetória de sucesso em livro

1 Mins read
Idealizado por Fabiana Monteiro, Fundadora da Editora GP e Presidente do Grupo Global Partners International, o livro “Histórias de Sucesso”, traz aos…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.

Deixe um comentário