[radio_player id="1"]
Saúde

Risco de infarto aumenta durante festas de fim de ano

1 Mins read

Exagerar é o que muita gente faz nas festas de fim de ano, mas existe um sério risco para saúde, principalmente, para o coração e a comemoração pode parar no hospital. “Quando estamos em encontros entre amigos, acabamos excedendo no álcool e na comida, aumentando a pressão e a frequência do coração, exigindo mais do coração, o que pode propiciar um infarto, AVC ou trombose”, explica a cardiologista, Alessandra Gazola.

As doenças do coração já são as principais causas de morte no mundo, responsáveis por 32% das vidas perdidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), por ano, são cerca de 17,9 milhões de óbitos. Na América Latina, estima-se que 28% das mulheres e 43% dos homens não saibam que têm cardiopatias. Por isso, são surpreendidos no fim do ano.

“O excesso seria a gota d’água para uma situação que já estava transbordando e muitas vezes não conseguimos ver como: sobrepeso, sedentarismo, genética, tabagismo, colesterol alto, aumento da circunferência abdominal, por exemplo”, detalha a médica.

Mas a cardiologista, Dra. Alessandra Gazola, reforça que isso não significa que você não pode aproveitar as festas com colegas do trabalho, amigos, Natal e Ano Novo. “Para aproveitar as comemorações evite se negar aquilo que você tem prazer em comer mas escolha pequenas porções e coma devagar pois o prazer estará nas primeiras mordidas”.

A especialista ainda acrescenta que “o cardiologista deve ser procurado uma vez por ano para avaliação do coração e os riscos multifatoriais que podem levar a um prejuízo no coração”. A médica ainda enfatiza que “quem procura cura e quem preveni não tem complicações”.

“A vida é uma dádiva, mas com o avançar da idade precisamos de qualidade para aproveitar com independência física. Esse resultado já é possível quando se escolhe hoje as medidas preventivas. Aproveite e reflita suas escolhas de hoje”, finaliza a cardiologista, Dra. Alessandra Gazola.

Related posts
Saúde

Gabriela Zanon Trento explica como a osteopatia trata dores e melhora a qualidade de vida

3 Mins read
A Fisioterapeuta Gabriela Zanon Trento destaca os benefícios da osteopatia para alivia dores e melhora a qualidade de vida Dores crônicas, tensões…
Saúde

Profissionais da Saúde Enfrentam Desafios para se Destacar no Mercado Explica Josimara Mattos

2 Mins read
A área da saúde passa por uma transformação profunda. Se antes bastava um diploma e experiência para construir uma carreira sólida, hoje…
Saúde

TJSP reforma decisão e determina que plano de saúde custeie serviço integral de home care

3 Mins read
Advogado Fabricio Posocco consegue autorização urgente para que idosa com 90 anos tenha tratamento indicado em relatório médico A 1ª Câmara de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.