
Profissional consolidou sua trajetória com mais de 20 anos de experiência na Expresso Guanabara e contribuições para o setor de transporte terrestre
O profissional de marketing Rodrigo Mont’alverne completa 30 anos de carreira em abril de 2024, consolidando uma trajetória marcada por inovação e pioneirismo no setor de transporte rodoviário. Com mais de 20 anos de experiência na Guanabara, uma das principais empresas do segmento no Brasil, Rodrigo se destaca por sua visão estratégica e pela criação de campanhas memoráveis que fortaleceram a marca e impulsionaram o crescimento da companhia.
Início da jornada e paixão pelo transporte rodoviário
A jornada no marketing começou em 1995, no Hotel Metropolitan Residence, onde teve sua “primeira grande escola”. Lá, ele aprendeu “o poder do marketing aplicado à hospitalidade” e “o valor da criatividade e dos relacionamentos estratégicos”. A conquista de um contrato com a TAM foi um marco importante, garantindo a sustentabilidade do hotel até sua transição para o Grupo Guanabara.
A paixão pelo transporte rodoviário e pela “busologia” o levou a aceitar o desafio de estruturar a área de marketing da Guanabara. Foram 21 anos de projetos inovadores, como o “Boa Mesa na Estrada” e o “Caminhos Musicais”, além da consolidação da marca com as campanhas “Pega o Guanabara e “Vem”, bordão que furou a bolha e se consolidou como um hit atemporal no mercado do forró e do marketing viral.
Pioneirismo no setor e contribuições para a Abrati
Rodrigo Mont’alverne foi o primeiro gestor de marketing do Brasil na área de transporte rodoviário. “Fico muito feliz que hoje as principais empresas de grande e médio porte já têm uma área de marketing estruturada ou em estruturação constante”, ressalta o profissional. Além de sua atuação na Guanabara, Rodrigo é membro ativo do grupo de marketing da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) desde 2012, onde contribui para o desenvolvimento de iniciativas e políticas do setor.
A estrada como escola da vida
Ao longo de sua trajetória, Rodrigo aprendeu que o Brasil é feito de muitos “Brasis” e que o segredo do marketing – e da vida – está na capacidade de desaprender para reaprender continuamente. “Essa filosofia guiou minha carreira, permitindo que eu me adaptasse às mudanças do mercado e criasse campanhas inovadoras que se conectassem com o público”, completa o gestor.
Para ele, a essência do marketing rodoviário reside na imersão profunda na realidade dos clientes e colaboradores. Essa filosofia, que ele descreve como “Pense Global, Aja Local”, moldou sua trajetória profissional. Acreditando que o Brasil é um mosaico de culturas distintas, Mont’alverne valoriza a interação direta com agentes, vendedores e motoristas, absorvendo as nuances de cada região. Essa vivência na estrada, ao desvendar os “vários Brasis”, permitiu que ele desenvolvesse ações personalizadas e campanhas de alcance nacional, sempre com o foco na conexão genuína com o público.