[radio_player id="1"]
Moeda Forte

Sabe a Hello Kitty? Conheça a Sanrio, que é a 10° maior licenciadora no Brasil

3 Mins read
Criadora do ícone da cultura pop mundial, a marca japonesa tem ajudado empresas de diferentes setores a aumentarem suas vendas com o licenciamento de personagens

POR: NR-7 Comunicação
Criada há mais de 45 anos, a Hello Kitty é sucesso mundial entre todas as idades. A Sanrio é a empresa japonesa responsável pela sua criação e licenciamento, e é reconhecida como a 10ª maior empresa licenciadora do mundo com negócios em mais de 100 países e vendas anuais de mais de US﹩ 4 bilhões, a empresa possui o slogan “Small Gift Big Smile”.

A marca incorpora os valores de amizade e bondade em todas as suas ideias e ações. Atuando no mercado de licenciamento brasileiro desde 1999, os números da marca não param de crescer no país. Em 2020 foram mais de 8 milhões de produtos Hello Kitty vendidos no Brasil.

Apesar da pandemia, a Sanrio do Brasil cresceu 5% em 2020 se comparado ao ano anterior. Dados da ABRAL, Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens, revelam um crescimento de R﹩20 bilhões em 2019 para R﹩21 bilhões em 2020 no mercado de licenciamento no Brasil. A alta deste índice é reflexo das possibilidades de aumento de faturamento que estão aliadas ao licenciamento, que segundo a associação pode chegar a pelo menos 20% de incremento, dependendo do setor de atuação de cada negócio.

Além das perspectivas positivas para diferentes segmentos, e diferentes tamanhos de negócios, pois o licenciamento pode ser feito por pequenas, médias e grandes empresas, a tendência é que o mercado cresça cada vez mais. Segundo Monica Joseph, gerente Comercial e Marketing da Sanrio no Brasil, o mercado está em expansão e tem grandes oportunidades principalmente para o licenciamento de produtos infantis.

“Existem projetos para todos os segmentos e tipos e tamanhos de empresas, desde o licenciamento tradicional, co-branding, até o licenciamento promocional. Aliar o produto a um personagem agrega valor porque traz uma diferenciação do produto em relação à concorrência. Além de trazer um senso de reconhecimento e fortalecimento da marca pelo público alvo, e possibilitar a expansão em novos e diferentes canais de distribuição”, explica Monica.

No caso da Sanrio, além de contar com personagens de uma marca reconhecida mundialmente, como a Hello Kitty, os licenciados têm mais agilidade nos processos, flexibilidade nas negociações, variedade de guias e estilos para diferentes públicos e produtos, possibilidade de exportação e um suporte de trade e marketing da equipe administrativa localizada no Brasil.

O reconhecimento do público reflete nas vendas dos mais diferentes tipos de produtos. É o caso, por exemplo, da rede Hirota Food, que investiu no licenciamento dos personagens da Sanrio e vê os números crescendo desde então. A entrada da marca Hello Kitty e Amigos em outubro de 2020 trouxe uma média de 427% de aumento nas vendas da linha de salgados congelados, quando comparado ao lançamento da linha em janeiro do mesmo ano. A linha de congelados teve uma média de 185% de crescimento nas vendas em janeiro de 2021, quando comparada ao mesmo período de 2020.

Todas essas vantagens trazem mais segurança para o licenciado. Além da Hello Kitty, a marca também conta com outros personagens que encantam o público, entre eles a My Melody, o Badtz-Maru, o Keroppi e a Aggrestsuko, sucesso da série da Netflix.

E por falar em streaming, além dos produtos de varejo, outro mercado que vem crescendo com o licenciamento de marcas é justamente o de streaming de conteúdo. A Sanrio, hoje, possui diferentes séries de seus personagens – O Mundo da Hello Kitty, Hello Kitty Fun, Hello Kitty & Amigos, Hello Kitty & Friends – Supercute Adventures – disponíveis gratuitamente nos canais oficiais da Hello Kitty no Youtube, no Brasil e na América Latina, totalizando mais de 80 milhões de visualizações e 120 mil inscritos.

As produções são todas nacionais e também estão disponíveis em mais de 6 canais diferentes, entre eles a Amazon Prime Video, PlayKids, e o Reino Infantil, considerada a comunidade digital para crianças Nº 1 do Mundo, com a qual a marca iniciou a parceria mais recente, disponibilizando conteúdos de seus personagens para toda a América Latina.

Sobre a Sanrio

A Sanrio é criadora e licenciadora de personagens nos mais diversos segmentos, como presentes, papelaria, confecção, calçados, brinquedos, acessórios, alimentos, entre outros. A empresa, criadora da personagem Hello Kitty, ícone da cultura japonesa no mundo todo e adorada por pessoas de todas as idades, foi fundada em 1960 e possui cerca de 50 mil produtos que são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999, conta com mais de 80 empresas licenciadas no Brasil. Mais informações: http://www.sanrio.com.br
Related posts
Moeda Forte

Transfeera movimenta mais de R$18 bilhões no primeiro semestre de 2024 e lança pagamento via link com cartão de crédito

2 Mins read
Empresa cresceu 58% nos primeiros seis meses do ano e foca no produto para PMEs, que é utilizado para vendas rápidas, redes…
DestaquesMoeda Forte

A ousadia do Poder

1 Mins read
* Por Laura Porto, Administradora, Escritora e Mentora Organizacional Dizem que poder e sedução são armas infalíveis de sucesso; o poder é…
BusinessMoeda Forte

Funcional celebra um ano do seu cartão multibenefícios Funcional Multi com lançamentos e expectativa de movimentar R$ 1 bi em transações

3 Mins read
Empresa anunciou no CONARH 2024 o lançamento da carteira Multi CashCare, que reverte o valor gasto nas compras de medicamentos em créditos para investimento…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.