[radio_player id="1"]
Business

Saiba a importantância de ter um plano de marketing pessoal e como montar a ferramenta

2 Mins read

O CEO da Sapri Consultoria e assessor contábil fala sobre o conjunto de técnicas

O Marketing Pessoal está baseado no desenvolvimento de um conjunto de ações que permitem atingir objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, entre
outros. De acordo com o assessor contábil e CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, essas ações devem ser fruto do autoconhecimento e da visão que se tem de si mesmo, livre de influências externas. Segundo ele, ter um Plano de Marketing Pessoal é tão importante quanto um plano de finanças pessoais.

“Enquanto, o financeiro identifica e controla os recursos disponíveis, o de marketing define objetivos e traça estratégias”, explica o profissional.

Lasso ensina como elaborar um plano de marketing em seis etapas.

1- Autoconhecimento

“A primeira etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal passa por uma reflexão sobre quem somos; como nos identificamos e nos vemos daqui a alguns anos. Desse modo, serão extraídas as bases para criação da missão pessoal’

2- Conheça suas forças e fraquezas

“A segunda etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela
identificação dos pontos fortes e fracos, ou pontos com oportunidade de melhoria. Para isso, é necessário analisar a sua visão sobre si mesmo e como as outras pessoas. Indico abaixo vários itens que podem representar forças ou oportunidades de melhoria. (OM). Sugiro que avalie cada um deles (e outros que achar pertinente) e classifique como força ou OM”.

3- Conheça seu mercado

“Este passo é composto pela identificação das oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo. No entanto, é preciso observar o ambiente em que se vive e avaliar os fatos que mudaram e estão mudando, de forma a decidir como agir em relação a eles”.

4- Saiba aonde quer chegar

“A quarta etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela definição de meta de objetivos mensuráveis”

As metas indicam quais são as prioridades ou conjunto de prioridades a serem
alcançadas. Elas devem sempre ser atingíveis, pois, de outra maneira, podem acabar por desmotivar sua realização. Os objetivos refletem as várias etapas de uma meta até sua conclusão, apresentando indicadores que ajudam a mensurar o progresso da meta. Devem ser realistas e em um comum período de tempo definido.

5- Descubra como chegar

A quinta etapa para elaborar um Plano de Marketing Pessoal é composta pela definição de ações para cada objetivo e pelo estabelecimento de prazos. É nesta etapa que criamos uma planilha de acompanhamento de metas e objetivos pessoais, na qual precisamos
estabelecer: Alvo- Aquilo que, ao ser atingido, vai indicar que o objetivo foi atingido.
Item de controle- Forma pela qual um objetivo será monitorado. Período-Período ou data para realização do objetivo. Ações-O que será preciso fazer para atingir o objetivo.

6- Controle os resultados e revise as
metas

“A última etapa do Plano de Marketing Pessoal consiste em controlar os resultados e revisar as metas. Isto significa adotar uma rotina periódica para revisão de tais, seja para atualizar o progresso das ações, complementar metas com novos objetivos, e até incluir novas metas. Até aqui, não tem mistério. Mas, quando falamos de nos lembrar de fazer essas revisões, temos que contar com algum recurso tecnológico que nos sirva de fiel escudeiro”.

Cláudio explica detalhadamente como montar o seu plano no livro Marketing Pessoal- Como fazer um Plano de Marketing Pessoal?.

 

Related posts
BusinessDestaquesEmpreender

Dia do Empreendedor (5/10): confira dicas de empresários bem sucedidos em suas áreas

4 Mins read
País ultrapassa 20 milhões de empresas ativas e empreendedores compartilham suas estratégias Neste sábado (05/10) é comemorado o Dia do Empreendedor, uma…
BusinessNegócios

Cinco passos para aumentar a maturidade em gestão de negócios

2 Mins read
VP e sócio da consultoria Falconi traz caminhos para empresas aumentarem a eficiência e produtividade das operações Indicadores bem definidos, metas sempre…
BusinessCarrosDestaques

BYD alcança 9 milhões de veículos eletrificados e estabelece um novo padrão para a indústria automotiva

2 Mins read
(26/09/2024) – A BYD celebra mais um marco histórico em sua fábrica de Shenzhen-Shanwei. Pouco mais de dois meses depois de conquistar…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.