Evento reunirá cidades brasileiras e de outros países que têm ações em andamento na direção de redução de emissão de carbono e na transformação da economia para um modelo verde, sustentável
POR: Maria de Fátima Robustelli
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e autoridades dos municípios do Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Recife (PE) e Manaus (AM) têm encontro marcado com representantes internacionais de cidades que participarão da COP 26, em Glasgow (Reino Unido): Tóquio (Japão), Bogotá (Colômbia), Londres (Reino Unido), Milão (Itália), Paris (França), Moscou (Rússia), Xangai (China) e Nova York (EUA). Durante os dias 07 e 08 de outubro de 2021, no Auditório do 7° andar no Prédio da Prefeitura, acontecerá a PRÉ-COP 26. O evento, em formato híbrido, é organizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). Será possível acompanhar todas as atividades da conferência de forma online, através das transmissões realizadas nas redes sociais da SMRI.
“São Paulo, assim como pode ser Farol no Combate ao Racismo Estrutural, tem vocação e incentivo da Prefeitura para ser reconhecida como SP Capital Verde”, diz a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy. Para ela, a cidade tem realizado diversos esforços em uma agenda pelo desenvolvimento verde e “é baluarte” contra políticas negacionistas sobre a influência das mudanças climáticas no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta.
Ao lado da SMRI, participam desse lançamento a Secretaria-Executiva Municipal de Mudanças Climáticas e as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente; de Subprefeituras; de Habitação; de Desenvolvimento Econômico; do Trabalho e Turismo, Comunicação (SECOM), Mobilidade e Trânsito e a SP Regula.
A conferência discutirá os principais temas relacionados à próxima Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido) em novembro. Entre os tópicos do evento estão a transição para um modelo de transporte com zero emissão de carbono e a transformação verde da economia. Clique aqui para acessar a programação completa. (hiperlink para https://drive.google.com/file/d/1CxASe7bGx-hD2Mf-qf-tLYLe0w1h6ZH-/view?usp=sharing)
São Paulo Capital Verde
Por meio da SMRI, a cidade de São Paulo integra ações e projetos internacionais em parceria com as demais pastas municipais e empresas públicas. Dialoga, também, com o corpo consular e embaixadas na capital paulista, organismos internacionais, Redes de Cidades, iniciativa privada, entidades do terceiro setor e universidades.
A Prefeitura de São Paulo possui diversas parcerias como ICLEI – Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade, a C40, a Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e a Fundação Ellen MacArthur. As relações internacionais da capital paulista visam consolidar o município como uma Capital Verde e contraponto ao negacionismo.
Sobre a COP26