Segundo especialista financeiro Clayton Colombo, recurso pode ser utilizado para fugir da inadimplência ou resolver situações urgentes
POR: OPTIMA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
Uma pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, desenvolvida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostra que a inadimplência em novembro subiu para o maior patamar do ano, com mais de 26% das famílias brasileiras com dívidas e contas em atraso.
Para o especialista financeiro e diretor da Capital Consignado, Clayton Colombo, é muito importante que essas pessoas busquem resolver suas dívidas, para não aumentar os riscos de ficarem sem opções de crédito. “Hoje existem diversas alternativas de negociação e uma das mais interessantes é a possibilidade da antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS), que possui uma das taxas de juros mais baixas do mercado”, comenta.
Criada há pouco mais de um ano, a antecipação do Saque-Aniversário já movimentou mais de 9,1 bilhões na Caixa Econômica Federal e se tornou uma opção estratégica para aqueles que querem fugir da inadimplência, resolver a situação com cheque especial e acertar outras contas emergentes.
Segundo Clayton Colombo, outra vantagem do saque-aniversário para eliminar dívidas é que, além de não comprometer a renda mensal do trabalhador, o fundo também pode ser liberado para pessoas que estão com o nome negativado.
“A antecipação do saque-aniversário é ideal para o trabalhador que precisa de dinheiro para quitar alguma dívida urgente, como condomínio atrasado, matrícula da escola ou faculdade, aluguel, prestação da casa, carro, enfim, situações nas quais não se pode perder tempo, pois a liberação do crédito é rápida. Do cadastro até a transferência do dinheiro demora em média 30 minutos”, destaca o executivo.
Diante dessa alta no número de inadimplentes no Brasil, Clayton explica que essa modalidade de crédito tem sido muito procurada e é possível antecipar o saque-aniversário em até cinco anos de uma só vez. “Um dos pontos positivos de utilizar este recurso é que, no final do empréstimo, o trabalhador não vai ficar devendo para o banco, pois todas as parcelas serão descontadas anualmente do FGTS no mês de aniversário, com isso, ele não poderá sacar nenhum valor até que o crédito concedido seja quitado”, ressalta.
De acordo com Colombo, a solicitação do crédito é muito simples e pode, inclusive, ser feita pelo celular, o que torna o processo mais prático para o solicitante. “Atualmente, as pessoas podem fazer isso em casa, sentadas no sofá. Essa desburocratização faz com que o empréstimo seja uma opção ainda mais viável”, destaca Clayton Colombo.
Quem pode solicitar a antecipação
Segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 1,9 milhão de clientes já anteciparam o saque-aniversário do FGTS. Para solicitar a antecipação, o trabalhador deve ter mais de 18 anos, ter conta ativa ou inativa no FGTS e ser optante do saque-aniversário. Segundo Clayton, qualquer pessoa com saldo ativo ou inativo acima de R﹩ 300 é potencial cliente para antecipar o saque.
Sobre a Capital Crédito Consignado
A Capital é uma empresa de intermediação especializada na venda de crédito consignado, que possui profissionais certificados com mais de 15 anos de experiência na área. Situada em Santos e com uma filial na cidade de São Vicente, a organização trabalha com os maiores bancos de crédito consignado do país, além de priorizar a ética, o respeito e a rapidez no atendimento.
(Foto: Reprodução/Wirestock)