POR: RS Comunicação
Nem sempre damos a real importância para algumas coisas que consideramos simples na vida. Recentemente, saiu na mídia o caso de um britânico que, por uma simples casquinha de milho de pipoca presa nos dentes, teve que operar o coração. Mas será que isso é real ou é mais uma Fake News?
Com o intuito de alertar aos perigos que a falta de cuidados com a saúde bucal pode causar ao organismo, o Cirurgião Bucomaxilofacial, da Ki Odontologia, Arthur Berny Castellano explica o caso.
O profissional alerta que a situação é real sim, e que a endocardite infecciosa é uma doença causada por micro-organismos que invadem a corrente sanguínea e se instalam em áreas danificadas do revestimento interno do coração (endocárdio), em válvulas cardíacas defeituosas, próteses cardíacas e em grandes artérias.
O fato de o britânico ter usado vários objetos pontiagudos para tentar remover a casquinha de pipoca da gengiva propiciou uma porta de entrada para as bactérias, que aderiram, colonizaram o coração e desenvolveram a endocardite infecciosa. Dr. Arthur Castellano alerta ainda que as bactérias mais frequentemente associadas a esse tipo de doença são do gênero Streptococcus e Staphylococcus, comumente encontradas na vasta comunidade microbiana da cavidade oral. “A existência dessas bactérias não é para alarmar ninguém, uma vez que em situações de equilíbrio e saúde, elas não provocam qualquer tipo de doença, entretanto, a falta de higiene e a presença de doenças na cavidade oral, como gengivite e periodontite oportunizam a ocorrência de infecções locais por estas bactérias, ou, caso atinjam a corrente sanguínea (bacteremia) podem ocasionar infecções à distância”, explica o cirurgião.
O alerta maior é para as pessoas que pouco cuidam ou não tomam os devidos cuidados para uma saúde bucal adequada. A visita regular ao Cirurgião-Dentista e a higiene bucal são essenciais para a prevenção destes casos mais extremos.
Vale ainda ressaltar que em casos de alimentos presos como milho de pipoca nos dentes, o procedimento correto é o uso da própria escova dental, do fio dental ou de aparelhos caseiros de irrigação oral, que provavelmente resolveriam o caso. Se esses procedimentos não forem suficientes, a visita ao cirurgião dentista deve ser sempre a decisão a ser tomada.
Matéria analisada:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimasnoticias/2020/01/13/bombeiro-pipoca.htm
Sobre Dr Arthur Berny Castellano – Graduado em Odontologia pela UFPR, Pós Graduado em Cirurgia Oral em New York University, Residência em Cirurgia Bucomaxilofacial UFSC- HU e membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bucomaxilofacial.
Serviço:
Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética
Rua Fernando Simas, 240
Batel Soho, Curitiba (PR)