Depois de investir em um negócio frustrado, amigas se reinventam e lançam uma rede de franquias que aposta nas experiências sensoriais na hora da compra
POR: Fábio Bouças
Se frases motivacionais pipocam aos montes nas redes sociais, na vida real pode não ser tão fácil de aplicá-las; principalmente quando o negócio em que se dedicou tanto nos últimos anos não prospera nem metade do esperado. Reinventar-se frente às dificuldades são para poucos e o resultado, na maioria das vezes, é surpreendente e muito mais positivo do que o imaginado. Foi assim, com uma guinada à 360°, que o Brechó Agora é Meu surgiu, quase de maneira despretensiosa e de forma tímida e modesta. As sócias, que se conheceram num escritório de arquitetura e interiores, encontraram, em si, um objetivo em comum: oferecer uma experiência completa nos negócios, desde o atendimento, ambiente personalizado até a compra das melhores e mais bonitas peças. E se o que as uniu inicialmente foi a arquitetura e design, o que hoje as motiva e as fazem feliz é atuar em um segmento completamente diferente, o ramo da moda.
O Brechó Agora é Meu abriu oficialmente suas portas em agosto de 2017, quando Siomara Leite e Danielle Kono constataram, até um pouco sem querer, que a quantidade de roupas e sapatos estavam em maior número do que de projetos em andamento. A reforma da casa que abrigava o escritório de arquitetura e uma loja de decoração que mantinham em Higienópolis, bairro da região central de São Paulo, havia custado caro e, embora os negócios não seguissem como o planejado, abdicar do sono do empreendedorismo estava fora de cogitação. E foi assim, despropositadamente, que as roupas da cliente que já não cabiam mais no novo apartamento reformado, as peças valiosas da amiga da filha e o bom gosto e o estilo das duas sócias somavam ingredientes para dar luz ao primeiro bazar – que foi um sucesso!
Assim, de bazar em bazar, o desânimo se transformou em otimismo e assumiram: era hora de se reinventar. Sem medo, fecharam as portas durante 20 dias, repaginaram os cômodos e devolveram a vivacidade às peças deixadas no canto dos armários. E se o negócio se alinha e o sucesso vem, não é sorte que se chama; é o trabalho e empenho em atuar com aquilo que se ama e contribuir positivamente para uma cadeia pouco sustentável, como é da moda, dando novos usos para o que alguém considera um produto aposentado. Para elas, brechó é assunto sério e mais do que oferecer um modelito vintage, o que conta mesmo ali dentro é a experiência do cliente, que além de encontrar roupas e sapatos conceituais de grandes grifes internacionais, com aspecto e cheiro de novo, também contam com um serviço exclusivo de consultoria de imagem.
Sem pó, sem ácaros. Aqui tudo tem ar de novidade
Se a lembrança de um brechó é sinônimo de rinite atacada, a dica é conhecer de perto o Brechó Agora é Meu. Desde a seleção criteriosa até a higienização de todas as peças, tudo é feito para agregar à experiência. E se é o pó e a desorganização que vem à mente ao pensar nesse tipo de loja, o brechó, aqui, é o oposto do consenso popular. Em um ambiente totalmente aconchegante e limpo, com uma iluminação capaz de realçar ainda mais a qualidade das peças, o negócio tem, também, a proposta de dar continuidade aos produtos que, se não esquecidos nos closets, teriam como finalidade o descarte.
Além da loja física, as amigas investiram na versão online e, mais recentemente, na formatação em franquias. Numa época em que termos como compartilhamento, reciclagem e responsabilidade no uso de recursos são as pautas do momento, os brechós têm ganhado popularidade e conquistado os brasileiros. Aliando as tendências com as marcas conhecidas e um layout de loja caprichado, o propósito em difundir o conceito eco-fashion e possibilitar que mais pessoas, além dos paulistanos, tenham acesso a tal vivência, por meio de uma marca tão autêntica, é o que tem as impulsionado nessa nova empreitada.
Requinte, sofisticação e a democratização às roupas de grife
O encontro das amigas, o bom gosto em criar ambientes e o prazer de se relacionar com pessoas, as fizeram enxergar o BrechóAgora é Meu como a realização plena do propósito de transformar vidas por meio do vestir-se bem. Com valores acessíveis, o objetivo da rede de franquias é democratizar o acesso às peças conceituais, chegando ao máximo de brasileiros de quaisquer níveis sociais, e se tornar uma opção de negócio até para quem não tem muitas condições financeiras, mas entende sobre o ramo e quer adentrar na área.
Formatado para ser mais acessível, prático e dinâmico, a nanofranquia Brechó Bag traz uma mala personalizada, já com estoque inicial, pelo valor de R$ 5900,00. Sem royalties e taxa de publicidade, tem um prazo de retorno em até três meses e um faturamento estimado em R$ 5000,00. Já as lojas, com cerca de 80m², terão o investimento inicial de R$ 183.700,00, já incluso a taxa de franquia, instalações, equipamentos de TI e estoque inicial. O faturamento estimado é de R$ 50 mil, com uma lucratividade de 20%.
Além da convicção nos negócios e o plano de expandir para todo o Brasil, as sócias também tem dado andamento a outro projeto: adaptar uma van para chegar cada vez mais próximo do público final. É a oportunidade, aos olhos delas, de oferecer o que há de melhor no mercado da moda de forma totalmente acessível para qualquer bolso, tornando o ato de comprar uma experiência única e inesquecível para qualquer um, independente da origem e poder aquisitivo.
Ficha Técnica l Brechó Bag
Investimento Inicial: R$ 5900,00
Taxa de Franquia: R$ 1200,00
Capital de giro: não tem
Estoque inicial: R$ 2400,00
Faturamento médio mensal: R$ 5000,00
Bag: R$ 557,00
Royalties: isento
Taxa de publicidade: isento
Prazo de retorno: 2 a 3 meses
Ficha Técnica l Loja Física
Investimento inicial: R$ 183.700,00
Taxa de franquia: R$ 35.000,00
Capital de Giro: R$ 45.000,00
Royalties: 5% sobre compra
Taxa de publicidade: 2% sobre compra
Área mínima: 80 m²
Faturamento Bruto Mensal: R$ 51.000,00
Lucro médio mensal: 20% sobre o faturamento bruto
Prazo de Retorno: Loja Física 12 a 18 meses
Funcionários: 2 vendedoras e uma auxiliar de limpeza
Sobre o Brechó Agora é Meu
Criado em 2017 por Siomara Leite e Danielle Kono, o Brechó Agora é Meu é uma franquia especializada na venda de artigos de luxo em segunda mão. Com lojas em conceito boutique, a marca possui um rigoroso processo de curadoria das peças, que saem lavada e prontas para vestir. A sede da rede, onde são feitas as seleções e distribuições das peças, fica na capital paulista e, aos interessados em empreender, possuem dois modelos de negócios, loja e a Brechó Bag. Mais informações: www.brechoagoraemeu.com.br
Créditos: Markable Comunicação