[radio_player id="1"]
Empreender

Setor da construção e mercado das pedras crescem juntos e beneficiam um ao outro com uso da tecnologia

2 Mins read

   *Por Gustavo Belizário

Mesmo diante da crise econômica que vivemos nos últimos anos, o setor da construção tem alcançado números positivos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção fechou 2021, com 9,7% de crescimento, o melhor resultado do índice desde 2010. Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em 2021 o setor mineral registrou aumento de 62% no faturamento em relação a 2020, totalizando R$ 339,1 bilhões (excluindo petróleo e gás).

Inserido nesse contexto e acompanhando esses crescimentos, o mercado de superfície de pedras tem chamado a atenção dos profissionais do setor e dos clientes, principalmente pela durabilidade, versatilidade, diversidade de cores e alta resistência das pedras naturais. Mármores, quartzos, entre outras, estão frequentemente sendo utilizados nos ambientes internos e externos das residências, inclusive nos imóveis de alto padrão que estão em alta.

Mas, é claro que ano após ano esse setor vem passando por transformações e adaptações para melhorar a experiência de todos os consumidores e dos próprios profissionais. E, uma das principais mudanças que está ocorrendo é com relação ao uso cada vez mais constante de soluções tecnológicas no setor de pedras e construção com o objetivo de agilizar processos, melhorar a eficiência e diminuir os custos.

Dentre as soluções que estão contribuindo com o crescimento, destaco a utilização de drones para a visualização de obras, a aplicação de ferramentas que otimizam orçamentos de maneira mais ágil e a produção de peças por meio dos robôs.

Mas, além disso, as empresas precisam apostar também no marketing digital e envolver os marmoristas no dia a dia dos processos. O grande desafio do setor de pedras também está em educar mais a sociedade sobre a qualidade e benefícios das peças naturais.

A partir desses insights, posso concluir que o universo de pedras e a área da construção caminham juntos e por isso, a tendência é que cresçam cada vez mais de forma significativa. Quanto mais um dos setores estiver em alta, mais o outro acompanhará o movimento. Por isso, os profissionais de diversas pontas devem trabalhar juntos, visando o atendimento ao cliente e as melhores inovações tecnológicas.

*Gustavo Belizário é CEO da Nanoprice, primeira marmoraria online do Brasil, fundada com a intenção de conectar arquitetos, construtores, decoradores e consumidores finais com marmorarias.  

Related posts
EmpreenderInvestimentos

4 mulheres da área de finanças e investimentos para acompanhar em 2025

2 Mins read
Investidoras, economistas e empreendedoras são algumas das citadas De acordo com mapeamento feito em 2023 pela consultoria de recursos humanos Fesa Group,…
Empreender

Sebrae no Pará busca em Nova York expansão de mercado para produtos da floresta

3 Mins read
O Sebrae no Pará foi a Nova York para entender como micro e pequenos empreendedores da Amazônia podem conquistar e ampliar sua…
Empreender

Bebel Beylinch amplia seu império do prazer com nova loja, podcast a caminho e planos de expansão nacional

1 Mins read
A empreendedora Bebel Beylinch, CEO da Lua Cheia Sexy Hot Oficial, não para! Após o sucesso de sua loja na icônica Rua…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.