
Tecnologia pode reduzir em até 30% o tempo médio de atendimento, trazendo eficiência e benefícios significativos para os parceiros
A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade transformadora na rotina de muitos bancos e instituições financeiras. Segundo pesquisa da Nvidia, líder mundial em unidades de processamento gráfico, os bancos estão cada vez mais adotando a tecnologia para otimizar processos e elevar a experiência do cliente, com foco principal em segurança e agilidade.
A pesquisa também aponta um aumento de 12% no uso da IA por bancos e fintechs: saltando de 40% em 2023, para 52% em 2024. Para Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, primeira VoiceIDTech do Brasil, embora anteriormente o uso de IA nas instituições financeiras brasileiras já fosse uma realidade, as soluções eram divididas entre áreas como segurança e atendimento. Hoje, os bancos estão integrando essas tecnologias de forma mais estratégica, aproveitando o melhor de ambos os mundos.
“Agora, a IA é cada vez mais utilizada para unir segurança e agilidade nos processos de atendimento ao cliente. Estudos apontam que, na América Latina, a IA está sendo aplicada nos bancos em pilares essenciais como engajamento do cliente, operações de risco, compliance e segurança. Para se destacar, os bancos e fintechs precisam olhar para essas soluções de forma integrada, e não isolada”, explica Peixoto.
Alinhada a essa tendência, a Minds Digital desenvolveu o MindsID, uma solução inovadora que autentica clientes em até 1 segundo. Combinando IA, biometria de voz e análise de dados comportamentais, a tecnologia pode reduzir em até 30% o tempo médio de atendimento, trazendo eficiência e benefícios significativos para os parceiros. “Um dos maiores desafios dos gestores de atendimento é o tempo necessário para validar a identidade do cliente. O MindsID resolve isso, unindo segurança e eficiência de forma ágil, utilizando IA e biometria de voz”, afirma Peixoto.
Enquanto o tradicional processo de Perguntas de Identificação (PID) pode levar mais de 30 segundos, a solução autentica o cliente em apenas 1 segundo, após 4 segundos de fala, garantindo uma autenticação muito mais segura. Isso representa uma redução de cerca de 80% no tempo de autenticação.
Outro ponto positivo do MindsID é a personalização para cada tipo de parceiro e setor, podendo se adaptar à necessidade de cada empresa. Além disso, a solução pode ser ativada instantaneamente, no momento em que o cliente realiza sua solicitação, autenticando-o enquanto fala. Essa agilidade traz benefícios não apenas para as empresas, mas também para os clientes, proporcionando mais autonomia e rapidez no atendimento. Para o futuro da solução, neste ano, a Minds Digital pretende investir ainda mais em IA para aperfeiçoar a performance e consequentemente a experiência do usuário.
“Nossa missão é oferecer soluções personalizadas, de forma integrada, que beneficiem a jornada do cliente de cada parceiro. Os bancos e fintechs que ficarem de olho nisso com certeza vão sair na frente”, finaliza Peixoto.
Sobre a Minds Digital:
A Minds Digital é a Voice IDtech pioneira em biometria de voz para autenticação de identidade e prevenção a fraudes no Brasil. Fundada em 2017, a empresa tem duas grandes soluções no portfólio: MindsID e FraudShield. Ao longo dos anos, a Minds Digital já conseguiu prevenir mais de R$80 milhões em fraudes. Além disso, recebeu investimento-anjo para fomentar as áreas de produto, comercial e marketing da empresa, que tem colaboradores remotos e escritórios em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).