Para assegurar que seus clientes não sejam impactados pela crise do Covid-19, companhia optou por manter os status conquistados em 2020 pelos usuários cadastrados até março de 2022
POR: Index Conecta
A Smiles e a Gol, pensando em proporcionar segurança e tranquilidade aos seus clientes em meio a um período delicado de crise global provocada pelo coronavírus, anunciou a extensão da validade das categorias conquistadas em 2020 pelos seus clientes do programa de fidelidade até março de 2022.
Dessa forma, a companhia optou por não considerar este ano como base para a requalificação do próximo ano, já que a análise de downgrade de categorias levaria em consideração o acúmulo de milhas provenientes de trechos voados no período (janeiro a dezembro de 2020) e que o planejamento de viagens será afetado. A estratégia permite que o cliente ganhe mais tempo dentro de sua categoria, podendo aproveitar os benefícios que ela oferece.
O programa de fidelidade da Gol conta com quatro categorias: Smiles, Prata, Ouro e Diamante. O upgrade dessas categorias é feito com base nas milhas e/ou trechos considerados qualificáveis que o cliente acumula, e assim que esse saldo atinge a quantidade necessária, ele é notificado da mudança de status. O downgrade no status acontece com base nas milhas e trechos qualificáveis de janeiro a dezembro do ano vigente e são anunciadas sempre no último dia do mês de março do ano seguinte.
Entretanto, devido aos últimos acontecimentos em função da pandemia pelo Covid-19, que restringe a circulação de pessoas, a Smiles optou por prorrogar a avaliação e não considerará 2020 como ano letivo. Oferecendo assim um período mais extenso para que os clientes consigam se planejar com calma e segurança, acumulando assim as milhas e trechos necessários para subir de categoria.
A medida é uma das iniciativas da Smiles para proteger os clientes dos impactos da crise de saúde no setor aéreo. Diversas possibilidades foram estudadas minuciosamente e definir não considerar este ano para a avaliação de 2021, fazendo com que os usuários pudessem continuar utilizando todos benefícios de suas categorias por mais um ano, é fundamental nesse momento de incertezas. O propósito do programa é transformar o sonho de viagem das pessoas em realidade e, em um momento como esse, é preciso criar alternativas para que essa realidade continue possível, ainda que seja preciso prorroga-la.
Ou seja, os clientes manterão os upgrades alcançados até março de 2022 e o status conquistado na requalificação de 2020, feita com base nos acúmulos de 2019. Apenas no ano seguinte, 2022, é que as milhas e os trechos voltarão a ser analisados, tendo como base as atividades de 2021. Também é importante ressaltar que as políticas de upgrade estão mantidas, e que durante esse período no momento que o cliente alcançar uma nova categoria, será imediatamente transferido.
A ação faz parte de uma série de iniciativas da Smiles para proteger os clientes do impacto provocado pelo Covid-19 no setor aéreo. Além da extensão da validade das categorias, a Smiles disponibiliza uma solução exclusiva para que os clientes possam planejar suas viagens com até 330 dias de antecedência, fazendo apenas a emissão de passagem em formato de reserva, mesmo sem saber se poderá viajar. O pagamento integral do bilhete aéreo deve ser feito apenas 60 dias antes da viagem e, caso não seja possível confirmar o voo, basta solicitar o cancelamento da passagem antes de realizar a quitação do bilhete.
Sobre a Smiles
A Smiles é um programa de fidelidade com 25 anos de história e 17 milhões de participantes. A companhia tem a GOL como acionista majoritária e sua principal parceira comercial. Além da GOL, a Smiles tem parceria aérea com a American Airlines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, Etihad Airways, TAP, Alitalia, Copa Airlines, Korean Air, Air Canada, Aeroméxico, Emirates, Royal Air Maroc, Ethiopian Airlines, South African Airways, Air Europa e TAAG, além da companhia brasileira regional Passaredo, e mais 25 novas companhias aéreas, que juntas voam para mais de mil destinos. A Smiles tem também parceria com todos os bancos do país, administradoras de cartões de crédito, grandes redes de varejo, hotéis, locadora de carros, postos de combustível, entre outros, que garantem aos clientes uma variedade cada vez maior de acúmulo e resgate de milhas.